segunda-feira, 29 de abril de 2019

Vieira de Leiria | Teatro volta a Vieira de Leiria em maio



O XIX Festiv' Álvaro - Festival de Teatro tem lugar de 4 a 25 de maio, no Cine-Teatro Actor Álvaro, situado no Largo da República, em Vieira de Leiria.

Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Teatresco - Grupo de Teatro, em colaboração com a Câmara Municipal da Marinha Grande e a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.

Contando já com 19 edições, este festival pretende divulgar o teatro junto da população, com espetáculos para públicos e gostos diversificados apresentados por companhias de reconhecida qualidade, de vários pontos de país.

A programação do XIX Festiv’Álvaro é a seguinte:

4 de maio . sábado . 21h30
"O doido e a morte”, pelo Grupo Teatresco 
Sinopse |
O Doido e a Morte, peça escrita por Raul Brandão, oscila entre a farsa e a tragédia. O Sr. Milhões visita o Governador Civil e traz uma caixa que revela ser uma bomba. O Governador acaba por ver-se abandonado por todos os que o rodeiam, perante a ameaça de um louco.
Ficha Técnica |
Raul Brandão - Autor
Pedro Wilson - Adaptação e encenação
Alberto Quaresma, André Gomes, Maria Frade e Miguel Martins - Interpretação
M/ 12 anos

11 de maio . sábado . 21h30
"A freira no subterrâneo”, pelo grupo Cénico de Direito
Sinopse |
Abriam as celas para um vasto corredor. Em cada porta via-se a imagem do santo ou santa cujo nome apadrinhava as freiras. O nome com que saíram de suas famílias esquecera, fora absorvido no outro. Com renunciarem ao século, haviam também abjurado nome de mãe, de pai e de irmãos: era mister que tudo se renovasse, que tudo morresse, para renascer sob outro aspeto. Nenhuma dessas portas tinha chave, para que a toda a hora a prelada e mestra de noviças inspecionassem o dormir de suas filhas em Jesus Cristo.
Ficha Técnica |
Camilo Castelo Branco - Autor
Pedro Wilson e Maria Antónia Silva - Adaptação
Pedro Wilson - Encenação
M/ 12 anos

18 de maio . sábado . 21h30
"Frei Luís de Sousa”, pelo Grupo PratiArte 
Sinopse |
Drama representado pela primeira vez em 1843, publicado em 1844, é considerado a obra-prima do teatro romântico e uma das obras-primas da literatura portuguesa. O enredo, inspirado na vida do escritor seiscentista Frei Luís de Sousa, de seu nome secular D. Manuel de Sousa Coutinho, tem como pano de fundo a resistência à dominação filipina. Na célebre memória "Ao Conservatório Real" que acompanha a peça, Garrett critica o modo como na sua época se pretende fazer o drama, com um excesso de violência e de imoralidade, e alega ter desejado "excitar fortemente o terror e a piedade", usando de contenção e simplicidade.
Ficha Técnica |
Almeida Garrett - Autor
Pedro Wilson - Adaptação e encenação
M/ 12 anos

25 de maio . 21h30
"O Urso”, pelo Grupo Espaço Zero 
Sinopse |
A história de uma viúva e um credor que são envolvidos por uma trama que revela a exaltação humana e a sensibilidade nervosa, numa hilariante crítica ao comportamento de homens e mulheres, brincando com a sempre controversa e actual "guerra dos sexos", ao mesmo tempo em que expõe as mazelas de uma sociedade rígida e repressiva
Ficha Técnica |
Anton Tchekov - Autor
José Conchinha - Adaptação e encenação
M/ 12 anos

Preço: 3 euros (bilhetes à venda no dia dos espetáculos, na bilheteira do Cine-Teatro Actor Álvaro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário