segunda-feira, 29 de junho de 2020

VISEU, amanhã | Município realiza amanhã balanço da 1ª fase de implementação da linha “VISEU AJUDA”

Termos de organização da 2ª fase da linha municipal de emergência social serão também apresentados.

Decorre amanhã, dia 30 de junho, pelas 11 horas, na Mata do Fontelo (junto à Capela de São Jerónimo), uma sessão de balanço da 1ª fase de implementação da linha municipal de emergência social “VISEU AJUDA”. Por esta ocasião, serão também apresentados os termos de organização da 2ª fase.

Participam desta sessão o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, o Vereador Jorge Sobrado, que coordenou a primeira fase deste projeto, e a Vereadora da Ação Social e Proteção Civil, Cristina Brasete.

Em funcionamento desde o passado dia 23 de março, a linha municipal de emergência social “VISEU AJUDA” é um serviço de apoio extraordinário, criado e disponibilizado pelo Município de Viseu, no âmbito da crise social e económica gerada pela pandemia COVID-19. Nestes cerca de 3 meses de funcionamento, a linha prestou um serviço 7 dias por semana, entre as 9 e as 20 horas, a pessoas e famílias residentes no concelho, em situação de carência, isolamento ou outra de emergência social.


Com a sua criação, o objetivo do Município foi o de disponibilizar uma resposta imediata para um conjunto de bens e serviços básicos, urgentes e inadiáveis, nomeadamente de aquisição e/ou entrega de refeições ao domicílio, de medicamentos e de compras de supermercado ao domicílio (alimentares e outras essenciais), assim como reparações domésticas urgentes. Mais tarde, veio ainda a servir como ponto de apoio à Associação Planalto Beirão para agendamento de recolha de resíduos ao domicílio de pessoas infetadas pelo novo coronavírus.

A par deste apoio no terreno, o serviço estendeu o seu âmbito de ação ao apoio psicológico, disponibilizando uma equipa de quatro psicólogos, dos quais dois em regime de voluntariado, para, através de atendimento telefónico e confidencial, prestar apoio em questões como a gestão do isolamento, a separação familiar ou a ansiedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário