domingo, 8 de novembro de 2020

Terras de Garcia d' Orta

O Grupo de Amigos de Castelo de Vide e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre vão levar a efeito uma exibição virtual do filme Tales on blindness, de Cláudia Alves. 

Trata-se de uma iniciativa sem custos para o publico e que pode ser acionada, até 04 de novembro, pelo endereço garcia2021orta@gmail.com. Na volta do correio os interessados receberão o link para poderem aceder ao filme, disponível de 05 a 09 de novembro. 

Mias informações em: https://www.facebook.com/talesonblindness/ 

SINOPSE de tales on blindness 
Um grupo de homens cegos reunidos em torno de um elefante tentam descobrir, através do tacto, o que têm diante deles. Cada um toca numa parte diferente do animal, como a orelha ou a tromba, mas não chegam a acordo. 

Tal como o homem cego, a viajante europeia que decide ir à descoberta da Índia, toca em diferentes partes do mesmo país. Tenta unificá-las e alcançar uma verdade, mas a sua experiência é inerentemente limitada. Será possível ver o elefante como um todo? 

NOTA DE INTENÇÕES DA REALIZADORA 
Quando decidi viajar pela primeira vez pela Índia, a minha busca recaía sobretudo sobre os objectos que entrelaçam dois mundos: o oriental e o ocidental. Andava à procura dos vestígios da presença portuguesa, muitos deles eu tinha visto pela primeira vez expostos na Fundação Oriente, em Lisboa. 

Durante a minha passagem por diferentes regiões da Índia, fui descobrindo histórias de amor e de ódio, histórias de poder, de obediência e de resistência. Todas tinham em comum uma certa cegueira, de ambos os lados: oriental e ocidental. 

Com base nesta experiência, decidi contar uma história instigada pelos mitos da cultura indiana. As histórias mais fascinantes surgiram do encontro com os personagens deste filme. E algumas destas histórias ligavam episódios da vida indiana nos tempos modernos com outros, dos tempos do legado português, durante a colonização. Mais do que um filme de viagem, este documentário tornou-se numa reflexão sobre os limites da nossa compreensão da realidade. Ou de como as histórias que contamos a nós mesmos podem ser, ao mesmo tempo, imprecisas mas verdadeiras. 

A Índia, destino mítico da história portuguesa, mas também do cinema, visitado por Rosselini, Renoir ou Michael Powell revela-se e esconde-se neste filme-périplo. A descoberta do outro desdobra-se, para a realizadora e suas companheiras de viagem, numa experiência do cinema e das formas que assumem as relações entre quem filma e quem é filmado. [texto do programa do Panorama - 9ª Mostra do Documentário Português, Apordoc – 2015] 

Cláudia Alves 

Para mais informações contactar sff:
= grupoamigos.castelodevide@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário