sábado, 5 de junho de 2021

Ansião | Praça do Município acolheu o espetáculo “Crianças ao Palco”


Na noite do dia 4 de junho, a Praça do Município iluminou-se e encheu-se para receber o espetáculo final da 3.ª edição do Concurso “Crianças ao Palco”, promovido pelo Município de Ansião e integrado na programação da Festa do Livro.

Depois de um interregno do projeto pelas razões que todos conhecemos, foi possível mostrar a prestação dos onze finalistas, alunos das escolas do 1.º ciclo do concelho, com apresentação a cargo de dois alunos do Agrupamento de Escolas de Ansião, Pedro Madruga e Vanessa Moura.

Após a abertura do espetáculo pelo vencedor da edição de 2019, Rúben Antunes, subiram ao palco pequenos cantores e pequenas cantoras para demonstrar o seu talento na interpretação de temas em português, uma das marcas do projeto. Carolina Gaspar apresentou “Antes dela dizer que sim”, de Bárbara Tinoco; Leonor Calado, “Cuido de Você”, de David Carreira; Gabriel Carvalho, “Tal como sou”, de Fernando Daniel; Matilde Mendes, “Nós os dois”, de Bárbara Bandeira; Matilde Roxo, “Um contra o outro”, dos Deolinda; Dinis Palricas, “Se eu”, de Fernando Daniel com Melim; Bruna Rodrigues, “Paraíso”, de Diogo Piçarra; Iris Conde, “Voltas”, de Fernando Daniel; Eva Lopes, “Sei lá”, de Bárbara Tinoco; Beatriz Rocha, “Eu gosto de ti”, de Áurea e Marisa Liz; e Gabriel Fernandes, “À minha maneira”, dos Xutos e Pontapés.

O júri que avaliou a prestação dos concorrentes foi presidido pela Vereadora com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Ansião, Cristina Bernardino, e formado ainda por Cláudio Leitão, maestro da Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília; Mário Jorge Medeiros, executante na Banda da Sociedade Filarmónica Avelarense; Pedro Pereira, músico e maestro da Banda Filarmónica de Serpins; Isabel Serra, Subdiretora do Agrupamento de Escolas de Ansião.

As Cornucópias, grupo constituído por elementos da Rede de Bibliotecas de Ansião, ocuparam o palco enquanto o júri deliberava, para apresentarem uma performance de poesia.

Sagraram-se vencedores Gabriel Fernandes, em terceiro lugar, Matilde Roxo, em segundo, e Beatriz Rocha, em primeiro, tendo arrecadado prémios monetários no valor de 100, 150 e 250 euros, respetivamente. O terceiro prémio foi entregue por um representante da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo das Serras de Ansião, Ilídio Baptista; o segundo, pela subdiretora do Agrupamento de Escolas de Ansião, Isabel Serra; e o primeiro, pelo Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues.

Esta iniciativa contou com a colaboração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo das Serras de Ansião, do Agrupamento de Escolas de Ansião, da Sociedade Filarmónica Avelarense e da Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília.

Ao longo do projeto, as crianças foram acompanhadas pelos músicos Paulo Sanches, nas guitarras e na direção musical do projeto; Sérgio Fernandes, nas teclas e na coordenação pedagógica do projeto; Manuel Sousa, na guitarra baixo; João Maneta, na bateria; e Inês Bernardo, nos coros.

Terminada mais uma edição deste projeto, que tem como objetivos principais estimular junto das crianças os domínios cultural e artístico e promover a prática musical ao nível vocal das crianças do primeiro ciclo, resta felicitar os vencedores e todos os participantes no concurso, bem como agradecer a todos os que tornaram possível este espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário