terça-feira, 15 de agosto de 2017

Meditação para iniciantes – Guia básico

naked-yoga-e1404853772336
A meditação é uma prática milenar muito prezada entre as culturas orientais. Ela parece servir para acalmar a mente e o espírito, e particularmente fica a impressão que algo muito precioso acontece nos momentos de silêncio que a pessoa consegue cultivar, e ficamos com a impressão que nestes momentos soluções criativas acontecem.
Cientificamente falando a meditação equaliza as partes do cérebro numa mesma vibração, isto para citar apenas um facto interessante, existem milhares de pesquisas relacionadas a meditação, desde a reconstrução de neuronios até a neutralização de material radioativo via meditação.
Como Começar?
  1. Encontre um local onde não será incomodado (a). Procure uma posição pra sentar-se relaxadamente, pode ser no chão, numa almofada, numa cadeira etc. O ideal é ter a coluna direita. Opcionalmente pode fazer alguns minutos de relaxamento do corpo antes de se sentar, alongar, sacudir ou massagear funcionam bem.
  2. Feche os olhos e foque a visão interna num ponto, por exemplo entre as sobrancelhas.
  3. Agora tem duas opções: 1. Ficar prestando atenção na respiração, sem interferir, apenas assistindo o ar entrar e sair. 2. Perceber o que se passa na tela mental (nas quais os pensamentos surgem) sem misturar-se com o pensamento, apenas perceber e não emitir nenhuma opinião sobre os pensamentos que surgirem.
Por quanto tempo se pratica?
Para  quem está começando, 5 minutos são um bom começo, preferencialmente praticados diariamente, 1 ou mais vezes por dia. Para quem tiver desenvolvido boa força de vontade, 20 minutos já pode lhe proporcionar excelentes resultados. Se for necessário coloque um alarme antes de começar a prática. Um dos objetivos da meditação é esvaziar a mente. É como encontrar espaços vazios dentro da mente e isto é muito construtivo e benéfico.
Fonte: Manual Humano

Nenhum comentário:

Postar um comentário