segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

360º - O interrogatório a Sócrates: “Sempre tive dificuldades financeiras”. Mais: a passadeira vermelha dos Globos de Ouro parecia um cortejo fúnebre

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... a passadeira vermelha dos Globos de Ouro parecia um cortejo fúnebre. Na cerimónia desta madrugada, dezenas de estrelas de Hollywood usaram o negro para protestar contra os casos de assédio sexual na indústria do cinema. A fotogaleria impressiona.

Na "after party" da cerimónia, a mesma coisa: só vestidos pretos.

Houve três mulheres que quebraram o “dress code”a atriz Blanca Blanco, a modelo alemã Barbara Meier e a atriz e produtora Meher Tetna (que usou um crachá do movimento Time’s Up, contra o assédio). 

O discurso mais marcante da noite foi de Oprah Winfrey, ao anunciar que “o tempo deles chegou ao fim”. Sendo que "eles" são os homens poderosos que abusam da sua posição.

E, afinal, quem é que ganhou os prémios? Os grandes vencedores foram “Three Billboards Outside Ebbing, Missouri” e "Big Little Lies" - produções protagonizadas por mulheres. A lista completa dos vencedores está aqui.

De qualquer forma, se quer saber como foi a noite dos Globos de Ouro mas neste momento não tem tempo para ler textos mais longos, pode ficar a saber tudo através de 15 memes.

Se tem tempo, então vá já para o texto da guionista Susana Romana, que seguiu a cerimónia (com os suplementos alimentares certos) e conta tudo ao detalhe, em dez pratos que vão da Nutella às pipocas.


Mais informação importante
O primeiro interrogatório a José Sócrates na Operação Marquês é muito revelador. Nele, o ex-primeiro-ministro defende-se: "Sempre tive dificuldades financeiras". Conta que começou a pedir dinheiro ao amigo Carlos Santos Silva mal saiu do Governo em 2011 e que até aí vivia da "generosidade" da mãe, "que lá ia dando umas massas".

No último episódio da mini-série "Sim, Sr. Procurador", Sócrates comenta os alegados "códigos" para pedir dinheiro e admite que ainda "não devolveu nada" do que Carlos Santos Silva lhe emprestou.

A polémica Santa Casa/Montepio entrou a ferver na campanha do PSD. A coreografia foi assim:
  1. O ministro Vieira da Silva disse numa entrevista à Antena Um que a “ideia de que a Santa Casa podia ter um papel” no setor financeiro tinha sido “avançada pelo dr. Santana Lopes”, embora admitindo que a sugestão concreta do Montepio foi do Governo;
  2. Rui Rio exigiu a Santana que explicasse "tintim por tintim" aquilo que aconteceu”;
  3. Santana Lopes respondeu dizendo que a ideia foi ponderada "com todos os poderes do Estado", mas abandonada, e sugerindo a Rio que "trabalhe" em vez de "inventar".

Mais PSD: Rui Rio admite apoiar António Costa se o PS falhar a maioria absoluta em 2019. A novidade foi dada numa entrevista à RR e ao Público.

Há um problema com as justificações de Mário Centeno para o pedido de lugares ao Benfica. O ministro alega que quis assistir ao jogo com o FC Porto na tribuna presidencial por questões de segurança. Mas fontes da PSP contactadas pelo Observador asseguram que o procedimento seguido foge ao protocolo estabelecido. Se estava em causa a segurança do ministro, tudo deveria ter passado pelas equipas do corpo de segurança pessoal. E não passou.

Há 52 autarquias que vão baixar a taxa de IMI este ano.A notícia é do Dinheiro Vivo.

Vítor Bento fez as contas e diz que a solução para o BESvai custar à volta de 10 mil milhões. “Não sei qual teria sido o resultado se esses 10 mil milhões tivessem sido adiantados antes da resolução, por exemplo. Vale a pena questionar”, sugere numa entrevista ao Negócios.

Os enfermeiros denunciaram o caos nas urgências de Faro colocando fotos no Facebook. Nas imagens, vêem-se doentes uns em cima dos outros.

O desemprego jovem está a crescer. São 25,6%, escreve oPúblico.

Os partidos que aprovaram a lei do financiamento continuam a defender-se usando o Tribunal Constitucional. Agora, é em relação à norma transitória que pode introduzir retroactividade em vários processos. É uma enorme confusão e uma possível inconstitucionalidade, asseguram vários juristas ao Miguel Santos Carrapatoso.

Lá fora, abandonado por aliados e financiadores, Steve Bannon arrependeu-se dos ataques ao filho de Donald Trump em "Fire and Fury", o livro-sensação que retrata os bastidores da Casa Branca. "Sloppy" Bannon (como o Presidente lhe chama agora) pediu desculpa e veio dizer que sempre achou Donald Trump Jr. um "patriota", apesar da reunião com os russos que antes considerava ter sido "traição".

Hoje começam as negociações para um governo na Alemanha. Merkel e Schulz prometem “uma nova política”.

Um petroleiro iraniano está em risco de explodir no mar da China. Pode ser um desastre ambiental de grandes proporções.

Inés Arrimadas, que levou o Ciudadanos ao primeiro lugar nas eleições da Catalunha, dá uma entrevista ao El País onde deixa duas garantias. Uma: "Não vão conseguir a independência". Outra: “Não desisti de formar governo”.

A mãe de Diana Quer falou pela primeira vez sobre a morte da filha, estrangulada por um homem que a tentou violar. Numa publicação no Instagram, escreveu: “Muitas vão viver graças a ti”.

O que aconteceu no Campeonato?
  • O FC Porto derrotou o Guimarães por 4-2. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que aqueles 33 minutos "explicam o legado que Pedroto deixou num clube"; e, aqui, concentra-se nas declarações de Sérgio Conceição, que comparou Rui Vitória a um boneco do filho;
  • O Sporting ganhou ao Marítimo por 5-0. Na crónica do jogo, o Tiago Palma começa assim: "Um gigante e um lingrinhas entraram num relvado..."; e, aqui, chama a atenção para Bas Dost, "o senhor eficácia", ter voltado a fazer das suas;
  • O Benfica venceu o Moreirense por 2-0. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que Pizzi "voltou a ser Pizzi"; e, aqui, diz que Jonas "abriu o livro e escreveu mais um recorde".

Os nossos Especiais
 
Até que ponto os pais devem ser amigos dos filhos? As fronteiras nem sempre estão bem definidas - e isso é um problema. A Ana Cristina Marques falou com psicólogas e com pais para perceber o que se deve e não deve fazer.
 

A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "As escolas vão continuar sem aquecimento": "A contenção orçamental continua a ser aplicada na Educação em 2018, como sucede desde 2010 – ao contrário do que se diz, os dados mostram que investimento não aumentou de forma significativa no sector".

João Carlos Espada escreve "Dois livros, dois destinos":"Dois livros recentes revelam dois destinos possíveis para o Ocidente: o tédio e a submissão, por um lado; a honra e a resistência, por outro. A escolha cabe a cada um de nós".

Manuel Villaverde Cabral escreve sobre o PSD: "A impressão que fica é que, tal como o governo foge das dificuldades reais do país como o diabo da cruz, também os candidatos à liderança do PSD ignoram os 'fundamentais' da situação sócio-económica".

Helena Matos escreve "Certificadamente autoritários":"Portugal é hoje bem menos livre do que era há anos. Em nome do combate às discriminações criámos um monstro. O certificado de igualdade de género é a última criação desse monstro. Mas vai haver mais".

Gonçalo Portocarrero de Almada escreve "Um católico pode ser maçon?": "Um ex-grão-mestre do Grande Oriente Lusitano disse que 'se um católico for maçon será, certamente, melhor católico. E se for um bom católico virá a ser, seguramente, um maçon exemplar'. Será assim?"

Alberto Gonçalves escreve "Uma crónica mais ou menos sobre futebol": "O futebol falado atrai tanta gente por ser simples e permitir a criaturas igualmente simples a ilusão de que dominam um tema. Nas tretas da bola, os clichés dão pontos e a vergonha é conceito obscuro".


Notícias surpreendentes

France Gall foi a musa trágica de França. Inspirou a canção “My Way”, de Frank Sinatra, e venceu a Eurovisão com Serge Gainsbourg. Passou por vários dramas pessoais e morreu agora aos 70 anos.

Depois de sete anos a viver na rua, o irmão de Madonnavoltou para casa. Está a recuperar de problemas de alcoolismo.

O bom escritor nem sempre é aquele com quem queremos beber uns copos. Foi a conclusão de João Pedro Vala ao ler “Os Contos”, de Giuseppe Tomasi di Lampedusa. O livro merecequatro estrelas.

São as fotografias secretas de um estudante-espião do século XIX que é considerado o primeiro paparazzo da Noruega. Veja aqui a fotogaleria surpreendente.

Aulas em direto, yoga com gatos e testes de ADN. O Mauro Gonçalves explica as oito tendências de exercício para este ano.
 
Se, como eu, acha que ainda é cedo para fazer exercício físico, use apenas os dedos para vir aqui, onde estão todas as notícias de que precisa neste começo de semana.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário