Com o objetivo de promover a participação da população sénior na vida da comunidade e proporcionar um mês animado com bons momentos de convívio, a Câmara Municipal de Vagos organizou uma série de atividades.
A abertura do mês sénior iniciou-se com o tradicional Almoço Sénior que reuniu 900 idosos das IPSS´s e da comunidade vaguense, onde puderam assistir a uma Eucaristia, almoço e animação musical.
Na vertente desportiva, foi organizada uma aula de ginástica sénior, que decorreu no dia 11 de outubro, no Estádio Municipal de Vagos e que recebeu 44 seniores.
Momentos de partilha entre avós e netos estiveram, também, presentes num atelier que decorreu no dia 6 de outubro, no Museu do Brincar, e que contou com 37 participantes. Avós e netos, durante todo o dia, tiveram a oportunidade de construir brinquedos óticos: taumatrópio. Ainda, durante todo o mês de outubro, o Museu do Brincar ofereceu entrada gratuita a avós e netos não apenas do concelho de Vagos mas a todos os visitantes. Foram oferecidas 67 entradas gratuitas.
Do programa do mês sénior fizeram parte várias visitas: a visita ao Museu do Calçado e Museu da Chapelaria, a Viagem de Comboio ao Porto e visita à Catedral e Ribeira do Douro, a visita ao Castelo de Santa Maria da Feira e Museu do Papel e a visita ao Santuário de Fátima.
A visita ao Museu do Calçado e Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, decorreu no dia 4 de outubro, onde participaram um total de 50 idosos.
No Museu do Calçado, os idosos tiveram a possibilidade de conhecer a história do calçado ao longo do tempo e, especificamente, a indústria do calçado.
No Museu da Chapelaria, os seniores tiveram a oportunidade de conhecer a indústria chapeleira desta região.

A viagem de Comboio ao Porto e visita à Catedral e Ribeira do Douro acabou por se repetir mais três vezes para além daquela que estava programada inicialmente. A última viagem foi realizada no dia 29 de outubro. Participaram nas visitas ao Porto um total de 117 seniores da comunidade.
A  visita iniciou-se com a viagem de comboio com partida da Estação de Aveiro com destino a Porto – São Bento. No Porto, foi realizada uma visita guiada à Catedral, situada no coração do centro histórico da cidade do Porto, e ao Tabuleiro da Ponte D. Luís, onde os seniores tiveram a possibilidade de admirar a vista sobre o Rio Douro e sobre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Depois do almoço, iniciou-se a descida até à Ribeira por uma das ruas mais importantes da cidade, a Rua das Flores, passando pelo Mercado Ferreira Borges e pelo Palácio da Bolsa. Já na Ribeira, os idosos tiveram possibilidade de explorar livremente aquela zona e desfrutar deste local. O regresso a Aveiro foi realizado novamente de comboio, com partida da Estação de São Bento. Os idosos manifestaram muito entusiasmo com esta viagem, não só pela viagem em si, mas pelas diferentes atividades proporcionadas.
As visitas ao Castelo de Santa Maria da Feira e Museu do Papel  realizaram-se nos dias 16 e 18 de outubro. À semelhança da viagem ao Porto, também esta viagem teve muitas inscrições pelo que se realizou mais uma viagem para além da inicialmente programada. Participaram, um total de 135 idosos. A viagem iniciou-se com a visita livre ao Castelo de Santa Maria da Feira e visualização de um filme sobre o mesmo. O almoço realizou-se num parque situado nas imediações do Castelo. Da parte da tarde foi realizada visita guiada ao  Museu do Papel Terras de Santa Maria, um espaço museológico dedicado à História do Papel em Portugal, onde os idosos tiveram a oportunidade de participar numa oficina onde o papel é sempre o tema.  Aproveitando esta visita a Santa Maria da Feira, os idosos tiveram a possibilidade de comprar o pão doce tradicional desta zona – a Fogaça.
No dia 27 de outubro, 322 seniores do concelho de Vagos visitaram o Santuário de Fátima.
Do programa do Mês Sénior fez parte, ainda, um seminário dedicado ao tema “Pensar o Envelhecimento”, no dia 19 de outubro, e que contou com 50 participantes.
Neste seminário foram abordados temas como “Crescer com Saúde Mental” que teve como oradora a Prof.ª Catarina Ribeiro (coordenadora da Licenciatura em Psicologia e docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto), e, ainda, foi abordado o tema das “Demências", com o Psicólogo Luís Ramos, técnico da Câmara Municipal de Vagos. O seminário culminou com um debate, moderado por Gustavo Neves, locutor da rádio local VagosFM, onde os participantes tiveram a oportunidade de colocar questões e fazer comentários sobre os temas abordados.