terça-feira, 19 de março de 2019

Seminário Maior de Coimbra proposto para monumento nacional

A Direção-Geral do Património Cultural anunciou a intenção de propor a classificação como monumento nacional do Seminário Maior de Coimbra, processo que está em consulta pública e cuja proposta foi publicada em Diário da República.
Resultado de imagem para Seminário Maior de Coimbra proposto para monumento nacional
No texto do anúncio, assinado por Paula Araújo da Silva, Diretora-Geral do Património Cultural, lê-se que o projeto de decisão relativo à classificação como monumento nacional do Seminário Maior de Coimbra, “incluindo os três edifícios, os jardins e os muros envolvente”, localizado na rua Vandelli, junto ao Jardim Botânico, está fundamentado num parecer da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura, datado de 16 de Janeiro.
“É intenção da Direção-Geral do Património Cultural propor a Sua Excelência a Secretária de Estado da Cultura a classificação como monumento nacional (MN) do Seminário Maior de Coimbra”, acrescenta o texto do anúncio  publicado.
Adianta que os elementos relevantes do processo de classificação – fundamentação, despacho, planta com a delimitação dos imóveis e da respetiva zona geral de proteção – estão disponíveis para consulta nas páginas eletrónicas da Direção-Geral do Património Cultural, Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) e Câmara Municipal de Coimbra, e que a consulta pública tem a duração de 30 dias úteis.
O processo administrativo original encontra-se igualmente disponível para consulta “mediante marcação prévia” nas instalações da DRCC, entidade a quem deverão ser dirigidas as observações dos interessados e que sobre elas se pronunciará num prazo de 15 dias úteis, refere.
O município de Coimbra possui 20 monumentos nacionais, entre os quais o Aqueduto de São Sebastião, popularmente conhecido como Arcos do Jardim, os mosteiros de Celas, Santa Cruz, Santa Clara-a-Nova e Santa Clara-a-Velha, as igrejas da Sé Nova e Sé Velha, o Museu Nacional de Machado de Castro ou o conjunto arquitetónico histórico e cultural da Universidade, Alta e Sofia, classificado património mundial da UNESCO em 2013.
O Seminário Maior de Coimbra, um edificado com cerca de 250 anos, deixou a função original de formação de padres em 2012, sofreu obras de adaptação para passar a receber visitantes e abriu ao público no verão de 2017.
Resultado de imagem para Seminário Maior de Coimbra proposto para monumento nacional
Em junho de 2018, o reitor da instituição, no balanço de um ano de abertura aos visitantes, anunciava que o Seminário Maior de Coimbra iria passar a disponibilizar pernoitas aos interessados, para uma experiência “contemplativa e de autodescoberta”.

“Este projeto é para o visitante que procura três ‘S’: Simplicidade, Silêncio e Sagrado. É para as pessoas que procuram uma experiência diferente, que procuram um sentido para a sua vida”, afirmou, na altura, o reitor Nuno Santos.
Sobre a abertura daquele património de 250 anos “que estava fechado aos olhos do público” – e recebeu, no primeiro ano, cerca de 2.800 visitantes, quase 90% pagantes – considerou que foi “um desafio ganho”.
“Quem nos visita, diz que não imaginava que existisse tanta beleza neste espaço”, explicou o padre Nuno Santos.
Também na altura, Pedro Machado, do Turismo do Centro, abordou a “singularidade” do espaço do Seminário Maior, considerando-o um “belíssimo exemplo de como se pode tornar o espólio religioso visitável” e argumentando que a abertura ao público “contribuiu em muito para o aumento da oferta turística da cidade e da região, nas vertentes de turismo religioso e cultural”.
Lusa
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário