domingo, 3 de maio de 2020

INTERNACIONAL|COLÔMBIA: Continua a matança de dirigentes sociais na Colômbia

Os dirigentes sociais continuam a ser ameaçados e assassinados na Colômbia
Adicionar legendaOs dirigentes sociais continuam a ser ameaçados e assassinados na ColômbiaCréditosGustau Nacarino / theobjective.com
Nos últimos dias foram assassinados mais 3 dirigentes sociais, nos departamentos de Antioquia e do Cauca. Este último destaca-se como o mais violento, com quase 30 mortes registadas desde o início do ano.

Uenseslao Guerrero de La Cruz, de 57 anos, ex-presidente da Junta de Acção Comunal e dirigente comunitário da vereda Curacas, foi morto a tiro por dois homens que seguiam de motorizada e se puseram em fuga de imediato, no município de Mercaderes (Sul do departamento do Cauca).

O facto foi divulgado no dia 1 de Maio pelo autarca de Mercaderes, Fernando Díaz Salamanca, que fez um apelo às autoridades locais e nacionais para que unam esforços na «protecção a dirigentes sociais e dos direitos humanos». Acrescentou que, em menos de dois dias, foram assassinadas cinco pessoas no município.

Referia-se ao facto de, no dia 29 de Abril, o actual presidente da Junta de Acção Comunal, Álvaro Narváez Daza, ter sido morto a tiro por desconhecidos na vereda El Vado. Com ele, foram mortos a sua mulher, um dos seus filhos e a sua neta, de 15 anos. Um outro filho de Narváez Daza ficou ferido e está hospitalizado, informa a TeleSur.

Dois dias antes, a 27 de Abril, foi assassinado no município de Abejorral (departamento de Antioquia) Jairo de Jesús Jiménez, professor, director da Institución Educativa Zoila Duque Baena e defensor das comunidades rurais no município.

Em Fevereiro deste ano, o sindicato de professores de Antioquia alertou para o número crescente de ameaças a docentes no departamento, bem como de assassinatos, revela a Contagio Radio, acrescentando que Jairo de Jesús Jiménez acreditava no papel da Educação e fez questão de trabalhar em zonas rurais, com as camadas mais vulneráveis do município.

Na lista que o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz (Indepaz) vai actualizando, estes últimos casos ainda não estão registados – são referidos, sim, na conta de Twitter do organismo.

Pelo menos 87 dirigentes sociais e defensores dos direitos humanos foram assassinados no país sul-americano em 2020. Os departamentos com maior incidência de casos são o Cauca, Antioquia e Putumayo.

abrilabril

Nenhum comentário:

Postar um comentário