sexta-feira, 13 de novembro de 2020

A Igreja Paroquial de Figueiró dos Vinhos foi hoje inaugurada após intervenção de requalificação e restauro

A obra de requalificação e restauro da Igreja Matriz de Figueiró dos Vinhos foi inaugurada hoje, pelas 15h00, e contou com a presença de S. Ex.ª a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Arq.º Ângela Ferreira; da Presidente da CCDRC, Dr.ª Isabel Damasceno; da Diretora Regional da Cultura do Centro, Suzana Maria Peres de Menezes; entre outras entidades e personalidades intrinsecamente ligadas ao concelho e à intervenção realizada naquele que é classificado, desde 1922, como Monumento Nacional.
A obra, agora inaugurada, resulta da Candidatura “Igreja Paroquial de Figueiró dos Vinhos” ao Programa Operacional do Centro 2020, Portugal 2020, e insere-se no Plano Estratégico do Município, aprovado em 2016, onde a Cultura e o Turismo assumem um papel muitíssimo importante na ampliação e promoção da atratividade turística do concelho e da região. A Candidatura “Igreja Paroquial de Figueiró dos Vinhos” teve, assim, um Investimento Total aprovado de 356.236,28 euros, tendo um Investimento Elegível e não Elegível de 299.997,00 euros e 56.239,28 euros, respetivamente, e uma Comparticipação do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER) de 254.997,45 euros.
A Igreja de São João Baptista está, desta forma, novamente revigorada, enchendo os figueiroenses de orgulho, deixando transparecer a beleza dos seus tempos áureos e fazendo o visitante viajar na sua própria cultura e história repleta de arte e artistas tão sobejamente conhecidos. Razões mais do que suficientes para visitar um tão belo Monumento Nacional, localizado no nosso lindíssimo concelho de Figueiró dos Vinhos.
O evento teve em consideração a situação pandémica atual, realizando-se com todo o respeito pelas normas de higiene e segurança preconizadas pelo Governo Português e Direção Geral de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário