quarta-feira, 7 de abril de 2021

Câmara Municipal renova parceria com Associação Cultural dos Surdos de Águeda

 Protocolo prevê a disponibilização do serviço de interpretação de língua gestual para acompanhamento e atendimento de munícipes portadores de deficiência auditiva.

A Câmara Municipal de Águeda renovou a parceria com a Associação Cultural dos Surdos de Águeda (ACSA), que permite proporcionar o apoio na tradução em língua gestual a pessoas com deficiência auditiva sempre que necessitem de acompanhamento nas suas deslocações aos diversos serviços.

Assim, a associação aguedense, com base no acordo firmado, cede um intérprete de língua gestual para, sempre que necessário, acompanhar os cidadãos surdos aos vários serviços de que precisem, nomeadamente e entre outros o Centro de Saúde, a Segurança Social, as Finanças ou outra repartição pública.

Divulgar a Língua Gestual Portuguesa e promover a sua aprendizagem são outros dos pressupostos do protocolo estabelecido entre a Câmara de Águeda e a referida associação.

A parceria pressupõe ainda que a ACSA disponibilize um intérprete para apoio/acesso ao atendimento prestado no Gabinete de Apoio à Deficiência, que a Câmara de Águeda tem a funcionar nas suas instalações e que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida e de oportunidades, promovendo uma maior inclusão dos cidadãos portadores de deficiência auditiva.

“Esta é uma das respostas sociais que a Câmara de Águeda proporciona, promovendo a igualdade de oportunidades e a disponibilização de recursos para os cidadãos, independente da sua condição e vulnerabilidade”, sublinha Elsa Corga, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Águeda, salientando que estas medidas são o reflexo de uma aposta estratégica da Autarquia na dinamização de projetos e parcerias com vista à promoção do bem-estar comum e defesa dos direitos dos cidadãos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário