quarta-feira, 7 de abril de 2021

Ansião assinala Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância


O edifício dos Paços do Concelho ilumina-se de azul, durante o mês de abril, para sensibilizar para a prevenção dos maus-tratos na infância.

Numa iniciativa da CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ansião, em parceria com o município, e à semelhança do que se tem realizado em anos anteriores, esta é uma das ações levadas a cabo para assinalar o Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância.

Previstas estão outras atividades que envolvem a comunidade, como a construção, por crianças e jovens, em família, de um laço azul, símbolo da iniciativa. Os interessados em participar devem fotografar os trabalhos e partilhá-los com a CPCJ, para que os possa divulgar. Também as entidades representadas na comissão são convidadas a construir o seu laço e a colocá-lo em local visível.

Estas atividades simbólicas pretendem sensibilizar toda a comunidade para a realidade que muitas crianças vivem e que tantas vezes silenciam, alertando-a para o seu importante papel, a par do das autoridades competentes, na defesa dos direitos das crianças, tantas vezes ainda violados.

Assinalado Dia Mundial da Atividade Física
O Dia Mundial da Atividade Física, que se comemorou ontem, dia 6 de abril, foi assinalado nas AAAF – Atividades de Animação e Apoio à Família, nos jardins de infância de Ansião, Alvorge, Avelar e Santiago da Guarda.

Com as crianças da educação pré-escolar, foram dinamizadas diversas atividades de dança, jogos com música, jogos pré-desportivos, jogos tradicionais e jogos de relaxamento/ alongamento, entre outras.

Brincar, dançar, saltar, rastejar, dar cambalhotas, fazer posturas do yoga e, ainda, receber a visita do amigo Panda, teria sido a melhor forma de vivenciar este dia, proporcionando às crianças momentos salutares de diversão e convívio, também promotores de saúde e bem-estar, de que tanto têm sido privadas ultimamente.

Ansião recebeu o Museu na Aldeia
O lugar de Ateanha, na Freguesia de Alvorge, ganhou mais vida na manhã do dia 6 de abril ao receber o “Museu na Aldeia”.

Esta iniciativa, promovida pela Rede Cultura 2027, projeto que sustenta a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027, pretende levar os treze museus dos territórios que integram a Rede a treze comunidades idosas, isoladas e de baixa densidade populacional.

A atividade, dinamizada pela Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), decorreu pelas ruas e numa eira da aldeia e consistiu na apresentação pública da iniciativa à população, contanto com vários momentos de interação a partir da música e da representação.

A segunda sessão está já agendada para o final do corrente mês, contemplando ainda o projeto várias dinâmicas de interação entre o Centro de Artes das Caldas da Rainha e a população sénior residente em Ateanha.

Alguns dos momentos daquela manhã foram transmitidos em direto no programa televisivo da RTP1, “Praça da Alegria”.





4

Município assinala o Dia Mundial da Saúde

O Município de Ansião, com os seus parceiros na área da saúde, organizou uma sessão online de atividade física, para assinalar o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril.

Com início às 19 horas, a Clínica das Cinco Vilas dará o arranque com o momento “Dança dos 0 aos 100”. Quinze minutos mais tarde será a vez de PhysioGo – Fisioterapia e Bem-Estar, desafiar os participantes para a prática de pilates clínico, a que se seguirá um treino funcional dinamizado por Moisés Lourenço Premium Studio. O encerramento ficará a cargo do município, com alongamentos por técnicos do desporto.

“Construir um mundo mais justo e saudável” foi o tema definido pelo Serviço Nacional de Saúde para o Dia Mundial da Saúde deste ano, e a autarquia, apostada na promoção de hábitos de vida saudáveis na população, promoveu mais esta iniciativa de incentivo à prática de atividade física, fundamental para a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário