terça-feira, 22 de junho de 2021

Ansião | Secretário de Estado inaugura programa de Desfibrilhação Automática Externa


Ansião recebeu ontem o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, para a inauguração dos equipamentos de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) instalados no Concelho de Ansião no âmbito do projeto Ansião Reanima.
A cerimónia, que teve lugar no Centro Cultural de Ansião, às 15 horas, contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, e do Enfermeiro André Teodósio, proponente do projeto ao Orçamento Participativo municipal de 2019.

O Enfermeiro André realçou a importância da existência destes equipamentos em todo o concelho como um meio eficaz de salvar vidas de vítimas de paragem cardiorrespiratória, modelo que deveria ser seguido a nível nacional, assim como a vontade do executivo municipal em investir num programa diferenciado e mais inovador.

O Presidente da Câmara Municipal salientou a importância do Orçamento Participativo para uma verdadeira democracia e para o exercício de uma cidadania ativa, aproximando os cidadãos dos decisores políticos, assim como o inegável valor social do projeto Ansião Reanima, implementado nas seis freguesias do concelho, contribuindo para a literacia em saúde e em ações de emergência e proteção civil, felicitando o proponente do projeto pela sua audácia.

António Sales, por sua vez, felicitou o município por esta importante iniciativa e o proponente deste ousado e pioneiro projeto, um excelente exemplo de serviço à população na área da saúde. Referiu que é também um fundamental objetivo do atual governo o aumento de DAE em todo o país, com vista à melhoria da capacidade de resposta a nível do sistema de emergência médica nacional, sendo a escola uma área privilegiada para essa concretização. A pandemia que estamos a viver foi também referenciada, nomeadamente o importante papel dos profissionais de saúde na linha da frente nos cuidados prestados, particularmente à população mais vulnerável, e a prioridade do governo na vacinação e no robustecimento do Sistema Nacional de Saúde para uma mais eficaz resposta dos cuidados de saúde.

No decorrer da sessão foi ainda lançado o vídeo promocional do projeto Ansião Reanima, a divulgar nas redes sociais do município, realizado um simulacro de operacionalização dos DAE e apresentados os 108 operacionais de DAE, que constituem as equipas dos 18 locais onde estão instalados e já em funcionamento os equipamentos. A estes civis e voluntários foi ministrada formação em suporte básico de vida e em desfibrilhação automática externa de março a setembro de 2020, altura em que começaram a ser instalados os diversos dispositivos. Em abril do corrente ano, ficou concluída a emissão dos certificados de licenciamento dos mesmos por parte do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica.

Recorde-se que, para a implementação do programa de DAE no concelho, a autarquia alocou uma verba de 43.819,85 mil euros.

Após a cerimónia, o Secretário de Estado António Sales seguiu para Avelar, para a inauguração das obras de requalificação da ala de medicina do Hospital da Fundação Nossa Senhora da Guia, que dotaram a estrutura de mais uma dezena de camas para internamento na Unidade de Cuidados Continuados de média duração e reabilitação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário