sexta-feira, 11 de junho de 2021

Évora debate mobilidade urbana e a acessibilidade como fatores de desenvolvimento sustentável

O tema da mobilidade urbana e acessibilidade como fatores de desenvolvimento sustentável serviu de base à organização de um workshop internacional promovido pela Câmara Municipal de Évora. Os trabalhos tiveram lugar no passado dia 8 de junho em plataforma streaming com acesso público através do youtube. 

A iniciativa surge enquadrada no projeto que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos meses: “Évora Turismo para Todos”. Este projeto traduz-se num conjunto de intervenções tendentes a eliminar as barreiras físicas na circulação, como desnivelamento de passadeiras de peões, aumento das áreas vocacionadas para circulação pedonal e ciclável, eliminação de barreiras arquitetónicas, etc., ao longo de um percurso atravessa o Centro Histórico, tocando os pontos de maior interesse turístico. Trata-se de um projeto financiado no âmbito dos mecanismos de apoio da União Europeia, e que está já em fase de conclusão. 
A par da componente prática, em contexto de planificação num âmbito mais abrangente, a Câmara Municipal tem em fase de elaboração de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável que está a decorrer em linha com a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas e com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050. Este plano, que tem vindo a ser construído com o contributo da comunidade, pois é importante que assente nas reais necessidades do Concelho na sua dimensão global, deverá constituir-se como um documento estratégico para responder, de forma integrada, às necessidades de mobilidade na cidade, com opções para todos, não concorrenciais e potenciadoras de melhor qualidade de vida. 
A organização do Workshop “A Mobilidade Urbana e a Acessibilidade como Fatores de Desenvolvimento Sustentável” surge assim neste contexto, num quadro de partilha e de troca de experiências entre técnicos e eleitos do Município de Évora e de outras cidades com experiências idênticas neste campo temático, cada uma em diferentes fases de implementação. 
Os trabalhos dividiram-se em dois painéis. O primeiro, com abertura do Presidente da Câmara Carlos Pinto de Sá, abordou a “A Política de Mobilidade Urbana como Fator de Desenvolvimento Sustentável”, e decorreu no período da manhã. Com moderação do Vereador Alexandre Varela, teve e participação de vários técnicos que desenvolveram temas como a “Mobilidade Enquanto Pilar Estratégico no Direito à Cidade”, entre outros. Técnicos e eleitos de duas cidades espanholas, Córdova e Pontevedra, partilharam também as suas experiências, a primeira relacionada com “Rotas Inclusivas de Interesse Cultural e Turístico” e a segunda “Pontevedra uma Cidade Pensada para as Pessoas”.
O segundo painel, com o tema “A Importância da Acessibilidade para todos a Espaços Culturais e Patrimoniais, teve abertura do Vereador do Pelouro do Urbanismo, Eduardo Luciano, e decorreu durante o período da tarde sob moderação da Vereadora do Pelouro do Ambiente, Sara Dimas Fernandes. Tal como no primeiro painel, foram apresentadas experiências de boas práticas, neste caso ao nível do turismo acessível, incidindo em aspetos considerados em contexto cultural. Foram ainda apresentadas comunicações sobre os aspetos inclusivos da acessibilidade, com destaque para o exemplo de Serralves. 
Para quem estiver interessado e não teve oportunidade de acompanhar ou quiser rever os trabalhos do workshop, poderá aceder ao canal youtube através da ligação

Nenhum comentário:

Postar um comentário