sábado, 4 de setembro de 2021

Agradecimento ao Dr Américo Martins


O IPST agradece ao Dr Américo Martins pelos mais de 40 anos de ligação ao serviço Nacional de Saúde, nomeadamente a atividade dedicada à colheita e transplantação de órgãos, realçando o seu empenho, dedicação e extraordinária competência profissional.

Notável cirurgião, porquanto esteve envolvido em técnicas inovadoras de transplante hepático, como é o caso do transplante hepático sequencial em “duplo piggyback”, vindo esta técnica cirúrgica inovadora, em julho de 2001, revolucionar a transplantação hepática sequencial.

No que diz respeito ao transplante pancreático, foi o responsável pela criação da técnica cirúrgica do “pâncreas ao colo,” que em muito contribuiu para o sucesso destes transplantes.

De referir que acumulou recordes ao longo dos anos nesta área cirúrgica tão específica, com mais de 230 colheitas hepáticas realizadas e a participação em mais de 800 transplantes hepáticos, sendo ainda o detentor do tempo cirúrgico mais curto. Se aos transplantes hepáticos adicionarmos os transplantes pancreáticos e renais identificam-se mais de 1000 transplantes ao longo do seu percurso profissional.

Importa também referir que com a sua resiliência e espírito guerreiro, transplantou o primeiro fígado de dador em paragem cardiocirculatória.

Fonte: IPST

Nenhum comentário:

Postar um comentário