sexta-feira, 17 de junho de 2022

Proença-a-Nova | Festa do Município destacou Desporto e Aventura durante três dias

Celebrar o Ano do Desporto e da Aventura foi a intenção da Câmara Municipal de Proença-a-Nova na realização da edição da Festa do Município’ 2022. Ao longo dos três dias de Festa no Parque Urbano Comendador João Martins, além da tradicional animação musical, registaram-se ainda as mais variadas atividades desportivas, com principal destaque para a “Aldeia do Desporto”, que aglomerou iniciativas de diferentes Associações e entidades no decorrer destes dias.

João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, realça que a dinâmica criada durante a festa “surgiu do trabalho do Grupo de Desporto do Município em conjunto com as Associações das mais variadas áreas desportivas. Todas aquelas que de alguma forma estão envolvidas no desporto estiveram aqui representadas, logo só podemos encarar tudo isto como um resultado positivo”. Quanto à participação das Associações na Festa do Município, prossegue afirmando: “gostamos que as Associações participem nas Festas e nos ajudem, na mesma medida em que nós as apoiamos. É preciso ressalvar que as festas são do Município, não só de Proença-a-Nova, mas sim de todas as freguesias e de todas as localidades, todos podem estar representados. Este ano, apesar de haver menor representatividade, conseguimos ter boa qualidade de participações”.

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir não afastaram o público, que participou nas atividades propostas, entre elas: a Masterclass de Ginástica Sénior, atividades de Escalada, Slide, camas elásticas, Skate Park, Passeio de Motas, as iniciativas da Escola de Ténis de Proença-a-Nova, do Núcleo de Juventude, de “Os Pênêvês”, do Clube de Caçadores do Concelho de Proença-a-Nova, da Associação de Basquetebol Albicastrense, Federação Portuguesa de Teqball, bem como para as demonstrações de Ballet e Hip-Hop da Casa de Benfica de Proença-a-Nova, o espetáculo “Rock Vibes”, da Good Vibes Yoga e ainda a atuação do Albigym. Contudo, nem só de desporto se fez a Festa do Município, com a animação musical a ficar a cargo dos artistas “I love baile funk”, José Cid e Rodrigo Lourenço, acompanhado numa fase inicial pelo Grupo Coral de Proença-a-Nova, foram os artistas cabeças de cartaz de cada um dos três dias da Festa, que contaram com bastante público para assistir aos respetivos concertos.

Destaque ainda para a participação de quatro associações que participaram enquanto restaurantes: a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural das Corgas, a Associação de Amigos da Herdade, a Liga de Amigos da Relva da Loiça e a Casa do Benfica de Proença-a-Nova, bem como para a participação dos alunos dos Cursos Profissionais da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca. Na área expositiva estiveram também presentes 20 entidades e associações.

Houve ainda espaço para arruadas com bandas, grupos de concertinas e animação circense, para deleite dos visitantes, incluindo uma viagem pela “Amálgama de Aromas”, uma iniciativa Beira Baixa Cultural 2.0, cofinanciada no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa. Este momento contou ainda com a presença dos alunos do programa Bio-Aromas LIIS, que participaram ativamente na realização e construção da peça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário