sexta-feira, 17 de junho de 2022

Regularidade histórica no território paivense. RALLY ACP CLÁSSICOS NORTE AMANHÃ EM CASTELO DE PAIVA

Este anoRally ACP Clássicos vai levar muitas máquinas de sonho a acelerarem as rotações por terras do Norte. Ao trajecto delineado pela organização, juntam-se cenários de grande beleza, tão característicos das zonas do Douro e privilegiando o município de concelho Castelo de Paiva. Dois territórios que inspiram pela sua natureza, história e tradições.

Com partida do Porto, no dia 18 de Junho, o Rally ACP Clássicos Norte vai arrancar pelas 10h00, para cumprir uma extensão de cerca de 150 kms, percorrendo algumas zonas de estradas ideais para este desporto automóvel, tanto a norte como a sul do Douro. Esta prova emblemática do ACP vai disputar-se entre a zona do Douro e Castelo de Paiva.

Esta prova tem como característica principal o ritmo em que decorre, tendo no entanto, uma componente desportiva acessível a quem se pretende iniciar nestas provas de regularidade histórica, sendo que são admitidas várias categorias, veículos desde Janeiro de 1946 até Dezembro de 2000 ( futuros clássicos ), sendo que, esta prova conta para o ACP Clássicos CUP e aceita inscrição de Futuros-Clássicos (viaturas fabricadas entre 1991 e 2000) desde que certificadas pelo ACP Clássicos.


O percurso definido pela organização para esta prova de clássicos, contempla uma descida desde Canelas (Penafiel) pela EM617 em direcção à EN108, em direcção a Entre-os Rios, depois da travessia do Rio Douro, seguindo pela EN224 e EN222 até Castelo de Paiva, passando por fora da zona central da vila, de modo a seguir pela EN224 em direcção a Arouca.


Vão existir, na passagem pelo território, algumas zonas de regularidade, como sejam a descida de Canelas para a EN108, na EN224 entre Castelo de Paiva e Real, com inicio após a nova Rotunda do Côto, em Sobrado, e na EN224 e EM503 entre Real e Pejão.


Em termos de horários para esta prova do Rally ACP Clássicos Norte, teremos amanhã o troço antes de Entre-os-Rios a partir das 11:29, o troço após Castelo de Paiva a partir das 11:53 e o troço após Real a partir das 11:59.


Uma excelente oportunidade de ver, neste rally de regularidade histórica, carros de sonho pelas estradas do concelho,  num evento realizado com o objectivo de promover o automóvel antigo e esta zona da região Norte como destino turístico, aliada à tradição do desporto automóvel.

 

Carlos Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário