segunda-feira, 29 de maio de 2023

MARINHA GRANDE ACOLHEU PROFESSORES DE TODO O PAÍS PARA DEBATEREM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

 Decorreu no dia 27 de maio, na Escola Secundária Eng.° Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande, o VI Encontro PIC.TIC, dedicado à programação, inovação e criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar
Este evento nacional de professores, principalmente do 1.º CEB, e educadores de infância, foi organizado pelo Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro (UA), com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande e dos três Agrupamentos de Escolas do concelho.
A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; da vereadora da educação, Ana Alves Monteiro; da coordenadora do Centro de Competência TIC da UA, Isabel Cabrita; dos diretores dos três Agrupamentos de Escolas do concelho; e da coordenadora da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção Geral de Educação, Carla Lourenço.
O presidente da Câmara congratulou-se com a organização deste evento, no concelho, enfatizando que “a educação é um ponto chave, sendo a profissão de professor algo que o dignifica e marca a vida de cada um de nós, no momento em que somos alunos, pela partilha de princípios e valores”. A propósito do tema do PIC.TIC, Aurélio Ferreira lembrou que “a Marinha Grande é uma cidade tecnológica, de inovação, evolução e sustentabilidade”.

A coordenadora do Centro de Competência TIC da UA, Isabel Cabrita, referiu a necessidade de “termos de ir reinventando uma outra realidade no ensino, apostando em áreas como a gamificação, programação, realidade aumentada ou inteligência artificial”.

A coordenadora da ERTE, Carla Lourenço deixou uma palavra de “reconhecimento às escolas que aceitaram este desafio, a título voluntário, de se apropriarem do digital; aos docentes que estão a fazer um investimento pessoal nesta área; e aos parceiros que se apropriaram deste projeto”.

O Encontro PIC.TIC pretendeu aprofundar conhecimentos nas áreas da criatividade, programação, gamificação, narrativas digitais e animação com as TIC e criar um espaço de partilha e debate que permita aos professores e educadores fazer um intercâmbio de ideias e experiências potenciadoras de novas práticas educativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário