quinta-feira, 10 de outubro de 2024

MARINHA GRANDE INAUGURA GABINETE DE APOIO AOS MIGRANTES

 Foi inaugurado esta quarta-feira, 9 de outubro, na Marinha Grande, o primeiro gabinete do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), da recém criada Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA),  numa parceria com o Município, que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas.

MARINHA GRANDE INAUGURA GABINETE DE APOIO AOS MIGRANTES
Na sessão solene ocorrida no Salão Nobre do Edifício do Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, admitiu que “os desafios da integração social e da multiculturalidade estão hoje na nossa prioridade de ação”.
Aurélio Ferreira acrescentou que o novo gabinete vai assegurar “um serviço essencial para a nossa população”, que será “complementar ao trabalho que já é realizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, designadamente o desenvolvido pelo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, no apoio, informação, encaminhamento e concessão de apoios económicos, no âmbito do Regulamento Municipal do Fundo de Coesão Social, que criámos para todos os cidadãos residentes no concelho, incluindo os migrantes”.
O Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, destacou que “a Marinha Grande é um concelho onde a mão-de-obra é fundamental para perpetuar o sucesso do território”, acrescentando que “todos os que vêm são fundamentais para poder continuar a catapultar a Marinha Grande, o crescimento, e as exportações”.
Rui Armindo Freitas considerou que o País “precisa de atrair cada vez mais pessoas, porque temos de olhar para a imigração como uma solução para o inverno demográfico”. Elogiando esta parceria com o Município, o governante salientou que “os autarcas são fundamentais porque conhecem o terreno e para a integração ser plena, é necessário integrar quem vem mas, também, preparar quem está, para acolher”.
O presidente do Conselho de Administração da AIMA, Pedro Portugal Gaspar, reforçou o compromisso de inclusão e apoio às comunidades migrantes, através deste Centro que, para além de assegurar acolhimento e informação em áreas como regularização de situação migratória, habitação, emprego, saúde, educação e empreendedorismo, vai assistir a uma modernização administrativa. 
O pretendente da AIMA identificou a existência de cerca de 4400 migrantes no concelho da Marinha Grande. Informou que “o distrito de Leiria tem 9,1% de população migrante e que a Marinha Grande tem 10,8%, o que se explica devido ao tecido industrial que necessita dessa mão-de-obra”.

Após a sessão solene, procedeu-se ao descerramento da placa do novo CLAIM, localizado na Rua Machado Santos, junto ao edifício da Câmara Municipal. De seguida, os participantes assistiram a um momento cultural no Museu do Vidro, com atuações de jovens das comunidades indiana e brasileira.

O CLAIM da Marinha Grande vai funcionar às terças e quartas-feiras, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, devendo ser feita inscrição prévia para o atendimento no Edifício dos Paços do Concelho ou através do email claim@cm-mgrande.pt.

Este gabinete vai assegurar o acolhimento, informação e apoio destinados a ajudar os migrantes em diferentes áreas como: regularização da situação migratória, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, trabalho, Segurança Social, retorno voluntário, saúde, educação, empreendedorismo, apoio ao associativismo, entre outros serviços.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário