segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

360º - Os bastidores do Orçamento que hoje é discutido. Além do Brexit e de Trump

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
No dia em que se vai começar a discutir o Orçamento na generalidade (já lá vamos), os combustíveis vão também voltar a subir, pelo menos mais dois cêntimos, segundo o Jornal de Negócios. A culpa, desta vez, não é do aumento do imposto, que entrou em vigor antes do OE, mas sim do preço do petróleo. Resta saber o que acontecerá quando ele baixar, como prevê o maior banco de Abu Dhabi.
A alternativa, os carros elétricos, também não são opção. A Ana Suspiro conta que o Governo PS vai cortar para metade os incentivos à compra destes automóveis.

Uma compra que pode passar a constar do dossiê online que vai ser criado para cada cidadão ou empresa, segundo a revelação de Graça Fonseca ao Negócios

Augusto Santos Silva, em entrevista ao Público, que aquiresumimos, volta insistir em consensos com o PSD, matéria na qual que António Costa deu o pontapé de saída. Passos já disse que nem pensar.

Já Vítor Bento admite, ao Diário Económico, a nacionalização do Novo Banco.

A jornada da I Liga termina esta noite com o Sporting a ter de vencer o Boavista para se manter na liderança. Ontem o FC Porto suou para ganhar ao Moreirense: aos 10 minutos perdia por 0-1 e aos 28 por 0-2. Com um pénalti contestado (tal como na véspera havia acontecido na vitória do Benfica em Paços de Ferreira), os portistas começaram a reviravolta que acabou em 3-2. Melhor do que conseguiu o Real Madrid, onde Ronaldo marcou (um golo) ilegal que só chegou para empatar em Málaga e ficar a 9 pontos do Barcelona.

Na Bolívia, houve referendo para evitar que Evo Morales se eternizasse no poder: é presidente desde 2006 e pretende candidatar-se a um quarto mandato, até 2025. O Governo diz que deu empate. As sondagens apontavam todas para o 'não'.

Informação relevanteInspire, ganhe fôlego, que o debate vai ser longo. Vamos então ao Orçamento, que começa a ser discutido e votado na generalidade esta segunda e terça-feira no Parlamento. Os partidos que apoiam o Governo -- BlocoPCP e Verdes -- anunciaram ontem os seus (esperados) votos a favor. E também  já se sabe do chumbo do PSD. Mas depois das negociações com Bruxelas, da errata de 46 páginas e da revisão da conta da Administração Pública, esta quarta versão tem ainda muito caminho para andar até à votação final global a 16 de março. A começar pelas várias propostas de alteração à esquerda que serão discutidas na especialidade. Jerónimo de Sousa deixou bastantes avisos depois de anunciar o histórico 'sim' comunista.

Ah, e prepare-se porque vai voltar a ouvir muitas vezes falar de novo na renegociação da dívida. Na última legislatura, foram 15 os projetos apresentados, 13 chumbaram. A pressão é (também) do PCP e do BE. E é perante ela, a pressão à esquerda, que o PS tenta afirmar a sua identidade, para ter vida além da 'geringonça', como se percebeu nas jornadas parlamentares.

Com tantas mudanças, exigências e equilíbrios, imagine como deve ter andado a vida de António Costa e de Mário Centeno (e de quem os acompanhou) até chegarmos ao dia de hoje. Espere, não precisa de imaginar, porque a Helena Pereira e a Liliana Valente andaram a tentar saber como é que o primeiro-ministro e o ministro das Finanças negociaram a parafernália de números, entre cedências, nervos e desconfianças. Dicas: as contas de telemóvel vão-se ressentir. As horas que devem ao sono também.
Além de fôlego, precisa também de alguma paciência para validar as faturas que quer que contem para a declaração de IRS. O prazo para verificar as que já estão no e-fatura termina esta segunda-feira, não se esqueça! Mas depois, até 15 de março, terá um novo portal para as despesas com educação, saúde, lares, rendas, etc. E ainda tem a hipótese, uma vez que estamos em regime transitório, de entregar tudo em papel quando for fazer a sua declaração (com prazos também alargados). Não, não é fácil.

Quem vai ficar ter muito que engolir em seco é David Cameron, como aconteceu na entrevista que deu à BBC. O primeiro-ministro inglês, que também fez horas extra para conseguir um acordo satisfatório para a manutenção do Reino Unido na União Europeia, sabe que esse foi só o princípio da história. Numaencruzilhada até ao referendo de 23 de junhoCameron tem de fazer frente a figuras como Boris Johnson, o presidente da câmara de Londres (seu possível sucessor), que anunciou que iria fazer campanha pelo Brexit, a quem se juntaram já cinco ministros.

Nas primárias dos EUAHillary Clinton respira (pouco) de alívio, depois de ter vencido Bernie Sanders no Nevada pela margem mínima e de se colocar na frente para a nomeação democrata. Já os republicanos começam a ficar sem mais opções além de Trump, cuja vitória na Carolina do Sul foi declarada 13 segundos depois de se começarem a contar os votos e levou ao abandono de Jeb Bush. O melhor é respirarem fundo e pensarem em alternativas, diz o NYT. Bloomberg avança? Ou teremos mesmo um duelo Hillary/Donald? A CNN admite-o.

Na Síria, por mais acordos de paz ou cessar-fogo que a ONU tente garantir, a violência continua: um duplo atentado, em Damasco e Oms, fez mais de 100 mortos. Com o conflito imparável, o presidente Bashar al-Assad deu uma entrevista ao El País onde disse que há 80 países a apoiar os grupos da oposição.

De cortar a respiração foram as tragédias envolvendo crianças da última semana. Ontem foi recuperado o corpo da segunda menina, de três anos, que a mãe terá arrastado para o mar em Caxias, no mesmo dia em que se realizava o funeral da sua irmã de 18 meses. Soube-se, entretanto, pelo DN, que houve queixas cruzadas do pai e da mãe a oito entidades(Permitam-me alguma opinião: quando assim é, custa ouvir responsáveis dizer que neste caso até tudo foi tratado de forma rápida e uma secretária de estado sublinhar que está atenta ao tema e criou um grupo de trabalho que já reuniu... duas vezes.)

Já os pais da criança de cinco anos que  morreu numa queda do 21º andar (estava sozinha em casa e eles no casino), foram constituídos arguidos e estão proibidos de sair do país.

Na literatura foi também uma semana de más notícias, com as mortes de Harper Lee e Umberto EcoPode recordá-los aquiaquie aqui e ainda aqui e aquiSão muitos "aqui", mas mesmo assim poucos para o que eles representaram para a cultura mundial.

O que vale é que de Berlim vieram boas notícias. Leonor Teles, aos 23 anos, venceu o Urso de Ouro na categoria de melhor curta-metragem. O tema? Sapos e ciganos. Tema sério, acreditem.
 
Os nossos Especiais
Hoje, exatamente hoje, faz dez anos que morreu Gisberta. Não se lembra? O crime, hediondo, chocou o país, encheu páginas de jornais e ainda perdura na memória de muitos. No Porto, 14 rapazes espancaram durante dias uma transexual, doente e sem-abrigo, acabando por a atirar para o fundo de um poço. Para quem já se tenha esquecido, a Catarina Marques Rodrigues conta tudo neste texto: ela leu o processo (os menores não foram acusados de homicídio, mas apenas de ofensas corporais, porque a causa -- final -- da morte foi afogamento), foi ao local onde tudo aconteceu, falou com familiares de Gisberta sobre o seu passado de diva, e quis saber o que é feito dos jovens. Se não leu, olhe que vale bem a pena.

E porque chega de notícias tristes nesta semana de tragédias, a Ana Pimentel contou-nos a história de Ricardo Santos, oportuguês que conseguiu apoio de um milhão de dólares apenas em 25 segundos para desenvolver uma app. Ora veja como e porquê, e saiba de quem lhe estamos a falar.

Para ter sucesso empresarial, recomendo-lhe ainda este ensaiode Vítor Bento sobre como devem ser (bem) geridas as empresas.

E para destruir alguns mitos, outra sugestão: este texto do Miguel Santos que mostra que nem o Bloco é (apenas) um partido de  jovens turcos, nem o PCP se resume a uma "cambada de velhos".

Notícias surpreendentes
Para quem seguia a série Lie to Me, e para quem gosta destes temas, a Inês Mendes andou a falar com um especialista delinguagem corporal. Ele desvenda seis mitos, além de explicar como o nosso corpo pode falar, mesmo quando não queremos.

A Ana Marques andou também a falar com uma especialista, esta de temas familiares, que nos deixa 8 conselhos paracomunicarmos melhor com os nossos filhos.

Com ou sem filhos,  ficam estas boas sugestões para belos passeios: 22 magníficos centros comerciais30 faróis deslumbrantes 34 lugares portugueses que estão no top dos melhores destinos da Europa.

E se está a pensar já no almoço, aprenda um pouco mais sobre alguns pratos típicos. Ou melhor, sobre quem lhes deu nome. Sabe quem foram o Brás, o Zé do Pipo ou o Gomes de Sá?

Pode ficar a saber se ler o Observador, mas ainda não no novoSamsung S7, nem na câmera 360º da marca sul coreana, que fomos dos primeiros a experimentar. Que tal são, Pedro Esteves?

Seja qual for a marca do seu telemóvel ou computador, quer esteja à secretária ou à mesa do restaurante (ou onde se sentir mais feliz e produtivo), não deixe de nos seguir. A partir das 15h00, para a discussão do Orçamento na generalidade e a toda a hora do dia para ter a melhor informação.

Tenha um bom dia!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário