terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

360º - Pais hooligans. E os outros debates quentes da atualidade

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Quais são as cidades com melhor qualidade de vida? A consultora Mercer já divulgou o seu ranking anual. Dica: as três melhores estão separadas por muito quilómetros. Lisboa está entre as 50 primeiras (42ª, em 230), à frente de Nova Iorque e Tóquio, mas desceu um lugar.
Os beneficiários de RSI podem ter de pagar mais rendas. A proposta de alteração da fórmula de cálculo da renda apoiada, considerando o rendimento líquido das famílias, prevê um aumento para todos os beneficiários do Rendimento Social de Inserção, segundo uma simulação da Associação Portuguesa de Habitação Municipal. 
A ADSE, o subsistema de saúde dos funcionários públicos que já esteve para ser extinto (e entrar para o SNS), vai afinal ser alargada. Cônjuges e filhos até aos 30 anos, desde que não estejam a exercer atividade remunerada, podem ser incluídos. Notícia do Público e do Negócios

DN fez contas à cedência do Governo ao Bloco sobre a tarifa social de eletricidade, que passa a abranger um milhão de famílias em vez das 110 mil atuais. A conta paga a EDP.

Da tomada de posse do novo presidente da República vão-se sabendo cada vez mais pormenores. Marcelo quer uma cerimónia aberta, diferente, vai anular o tradicional banquete diplomático e no final, diz o Público, irá à missa ecuménica na mesquita de Lisboa.

Durão Barroso e  António Guterres debateram noite dentro com a chancela da Fundação Francisco Manuel dos Santos/RTP. Divergiram essencialmente sobre o Governo: o antigo líder do PSD disse que Costa não tem condições de sustentabilidade enquanto o socialista afirmou que executivo mantém fidelidade a Bruxelas. Ponto de união: Durão quer ver Guterres na ONU.

O Sporting ganhou 2-0 ao Boavista (com cabeça, diz o Tiago Palma) e mantém a liderança da I Liga em semana de competições europeias. Mas isso é conversa para outro dia da semana.

Em Espanha, com os prazos a chegarem ao fim para alianças governamentais, houve reunião de toda a esquerda para tentar o acordo possível. Novidade? O Ciudadanos de Albert Rivera parece estar mais disponível para um entendimento com o PSOE após um encontro secreto com Pedro Sánchez. Exigência(via El Español): que o PP de Rajoy, envolto em escândalos de corrupção, se abstenha, coisa quase impossível. Mas o Podemos aceita as negociações em paralelo.

Já os jornais ingleses andam à volta de um só tema: o referendo ao Brexit e as brechas que o acordo que David Cameron conseguiu no Conselho Europeu está a abrir nos trabalhistas. Cameron ridicularizou Boris Johnson (já lhe volto a falar dele) e até 23 de junho muita água correrá debaixo da London Bridge.

Outro tema incontornável: Síria. Bashar al-Assad marcou eleições para 13 de abril e após o acordo Rússia e EUA o cessar-fogo tem agora nova data: este sábado.

Informação relevanteQuem é o pai da austeridade? Quem a vai matar? Quem fez mais alterações ao Orçamento? Entre as contas de António Costa aos retificativos  de Passos (12 em 4 anos) e as acusações de bipolaridade no Governo por parte do PSD, o primeiro dia de debate do OE foi um pingue pongue de ataques. Questões que ficam para o que aí vem: que cedências quer mesmo o PCP (ao Bloco, Costa já disse que sim)?; e porque se abstém o PSD de propor alterações na especialidade?

Ah, como aqui alertei, o tema renegociação da dívida não podia faltar. Costa admite falar dele, mas só depois do Orçamento.

Da reunião entre a ANAC e a TAP nasceu… um grupo de trabalho. A reguladora teve dúvidas sobre quem manda no consórcio Gateway, impôs limites à gestão e chamou Fernando Pinto de urgência. No final de tudo, o modelo avança como está previsto, David Neeleman anunciou em Nova Iorque novas rotas e confirmou o fecho de outras (as do Porto), ao mesmo tempo quegarantiu a injeção de capital (chinês incluído) previsto. Enquanto isso, por cá, o autarca de Vigo recusa encontrar-se com Rui Moreira e encerrar a polémica que está para lavar e durar.
Problemas parece que também não há nos hospitais, apesar das constantes notícias em sentido contrário. A respetiva reguladoraavaliou 161 hospitais e a maioria, 107, obteve qualidade de excelência clínica.

Das farmácias vem outra boa nova. Já não precisa de andar a meio da noite à procura da farmácia de serviço. Uma apppermite compras online, entregas ao domicílio e até emite alertas à hora de tomar os comprimidos.
 
Os nossos Especiais
E porque o tema de ontem foi o Orçamento, o tema de hoje será Orçamento e o tema até 16 de março, data da votação final global, será Orçamento, o Pedro Romano analisou ao pormenor o documento que tantas revisões já teve. Que Orçamento é este? E afinal quem ganha com ele? são duas das perguntas que mais vezes devem ter sido feitas nos últimos tempos. Ora leia as respostas.

Volto então ao Brexit. O homem que foi de bicicleta, cabeça protegida pelo capacete, até ao nº10 de Downing Street avisar David Cameron de que será o primeiro a opor-se-lhe e a fazer campanha pelo não à Europa, tem tanto de peculiar, como de controverso. A Liliana Valente foi à procura dos casos, das polémicas e das ambições de Boris Johnson, e traçou o perfildo mayor londrino, que pode fazer tremer a Europa.

Em equipa que ganha não se mexe. Deve ter sido com essa máxima em mente que António Costa escolheu grande parte dos membros do seu governo (gabinetes incluídos). Duas dezenas, contou a Rita Tavares, foram as transferências da Câmara de Lisboa liderada por Costa para o executivo que agora Costa lidera.

Por falar em equipas, o Hugo Tavares da Silva foi fazer uma viagem até ao universo do desporto juvenil e o que descobriu devia envergonhar toda a gente. Hooligans? Sim, também os há nos jogos dos miúdos. São os pais, que entre insultos (cuidado, a linguagem pode ofendê-lo a si) e invasões de campo, acabam amiúde à pancada e raras vezes dão o exemplo. 
Do fim de semana, ficam ainda dois artigos que lhe sugiro para uma pausa. José Carlos Fernandes mergulha no mundo dasrelíquias religiosas, algumas delas bem estranhas. José Milhazes escreve sobre um livro que chega finalmente a Portugal,Vozes de Chernobyl.

Por falar em livros, ou melhor, em escritores, evocamos aindaUmberto Eco recordando a sua grande obsessão em Portugal. Sabe qual era? (olhe que mete Templários)

Notícias surpreendentes
Arrancámos com a nossa temporada dos Óscares, que são já domingo à noite. Todos os dias vai poder ler um artigo sobre a grande festa do cinema, numa contagem decrescente preparada pelo Tiago Pereira (as boas vindas ao nosso novo editor de Cultura). Para não se perder, pode começar por ver esta fotogaleria dos 30 filmes com mais estatuetas.

São apenas três perguntas, mas 33% de quem tenta não consegue responder a nenhuma. E 83% erra pelo menos uma. Este teste de reflexão cognitiva da Universidade de Yale descoberto pela Marta Leite Ferreira foi um dos artigos mais vistos ontem no Observador. Já o fez?

É o julgamento que está marcar o mundo da música norte americano. A cantora Kesha acusou o seu produtor de abusos sexuais e, por causa dele, quis deixar a Sony. O juiz fala em falta de provas. A onda de solidariedade e donativos não pára, com Taylor Swift a destacar-se no apoio. Tema do ADN de Catarina Marques Rodrigues.

Outras polémicas, outras paragens. O Diogo Pombo conta-lhe como Francesco Totti, o eterno capitão da Roma, pode estar a dizer adeus. Será mesmo ciau?

Voltemos a Portugal. Já entrou na Biblioteca Joanina de Coimbra? Olhe que é uma das mais bonitas do mundo. Lá poderá ler seguramente sobre a teoria da evolução das espécies. Mas não a que estas ilustrações mostram com muita piada.

Já esta é uma foto verdadeira -- e fantástica!--, mas podia bem ser uma ilustração do mundo moderno. No meio da nova tecnologia, até o todo poderoso sr. Facebook,  Mark Zuckerberg, pode passar despercebido. Uma imagem para olhar e pensar.


Onde quer que esteja, o que não queremos que lhe passe despercebido é o Observador. A partir das 10h00, continuaremos a seguir a discussão do Orçamento na generalidade e à tarde a sua votação. Entretanto, faça o favor de ser feliz e não deixe de ir passando por .

Um bom dia!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

BLOG: LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM http://aveiro123.blogspot.pt/
Quem subscrever este Blog passa a receber automaticamente na sua caixa de correio electrónico todos os conteúdos que vão sendo publicados. Não deixe de o recomendar aos seus amigos, vamos fazer deste Blog uma comunidade de expressão nacional.
Enviem-nos os vossos eventos, ou artigos de opinião para os divulgarmos. De preferência anexar imagens em JPEG.

Joaquim Carlos – Editor|Administrador do Litoral Centro
editorlitoralcentro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário