sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

360º - As ideias com que Le Pen quer vencer em França, 5 milagres da medicina portuguesa e ainda os recados do FMI e de Bruxelas e a estratégia do BCE

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... a presidente sul coreana foi destituída. Park Geun-hye, foi apanhada num escândalo de corrupção e tráfico de influências envolvendo uma amiga e dois colaboradores e os sul-coreanos não perdoaram a sua primeira mulher presidente. A destituição foi votada pelos deputados e terá agora de ser ratificada pelo Constitucional.

O Governo não vai alterar a lei da caducidade dos contratos coletivos de trabalho. Apesar de ser uma bandeira da CGTP, e também do PCP e BE, o ministro Vieira da Silva disse ao Jornal de Negócios que é "muito difícil que tal aconteça".

A partir de março de 2017 a renovação da carta de condução vai poder passar a ser feita online e nas conservatórias e cartórios notariais. Segundo o Público, a legislação já está a ser preparada, para agilizar o processo e acabar com os atuais meses de espera

José Maria Ricciardi poderá estar de saída da presidência do banco Haitong, antigo banco de investimento do BES. O Público escreve que o gestor termina o mandato em março, mas o grupo chinês deverá apresentar uma nova gestão até final deste ano.

 



Outra informação relevante
As presidenciais francesas são em março mas já todos falam delas. Com os candidatos da direita definidos e a esquerda a 'arrumar-se', todos apontam (e temem) um nome: Marine Le Pen. Como quer a líder da Frente Nacional ser eleita? Promete sair da NATO, limitar a entrada de imigrantes e selecioná-los, aumentar o salário mínimo, referendar o euro e bater François Fillon. As ideias de Le Pen estão neste Explicador.

Apesar de o programa político da Frente Nacional não referir nunca a proibição dos filhos de imigrantes ilegais frequentarem a escola em França, ontem Marine Le Pen acrescentou-lhe essa nova medida. "Acabou-se o recreio!".Nada de educação para estas crianças. 

Por cá, a avaliação do FMI veio positiva em relação a este ano, mas com um alerta importante para o próximo. O Fundo prevê mais crescimento económico e o cumprimento das metas do défice em 2016, mas diz que são necessárias medidas adicionais que valham 760 milhões de euros em 2017. Já a Comissão Europeia e o BCE exigem a Portugal uma “estratégia de consolidação clara” no curto prazo, defendendo que “há margem” para aumentar a eficiência da despesa pública".

Ainda do lado do BCE, a estratégia de Draghi deixa Portugal mais sujeito à pressão dos mercados. Face às incertezas na UE, o Banco Central Europeu decidiu prolongar o programa de estímulos monetários até dezembro de 2017, mas diminuir o ritmo de compras de mensais de dívida. E Draghi ainda exige reformas.

Rui Ramos analisa a escolha de Paulo Macedo para a Caixa e dos resultados da Educação no seu artigo de opinião de hoje. Maria João Avillez escreve também sobre as "sombras" que a preocupam. E a Helena Garrido olha para a polémica dos salários da CGD.

Ronaldo é investigado pelo fisco espanhol há pelo menos um ano e meioNada que pareça preocupar o jogador, que, sobre o caso revelado pelo Football Leaks, já disse "quem não deve, não teme". A empresa que o representa, a Gestifute do empresário do Jorge Mendes, teve contudo necessidade de mostrar a declaração de património de CR7 no estrangeiro (avaliado em 203 milhões de euros) e garantir que o futebolista paga todos os seus impostos em Espanha. As informações agora reveladas sobre evasão fiscal no mundo do futebol já levaram quer a FIFA quer a Comissão Europeia a mostrar preocupação.

Ainda no futebol, o Sp. Braga foi eliminado da Liga Europa e deixou também (tal como o Sporting) as competições europeias. A culpa foi da derrota frente ao Shakthar Donetsk (4-2).

As placas terrestres agitaram-se no dia de ontem, causando dois sismos de magnitude media-alta. Na California, o terramoto foi de 6,5. Nas Ilhas Salomão de 7,8. Em ambos os casos, os danos foram contudo apenas superficiais.

Dez anos depois da sua morte, Mario Cesariny está finalmente sepultado onde pediu, num jazigo do Cemitérios dos PrazeresO surrealista foi ontem trasladado do Talhão dos Artistas, onde estava 'provisoriamente' há uma década, numa cerimónia onde nem Marcelo faltou.

Morreu John Glenn, o primeiro astronauta a dar a volta à Terra e o mais velho a ir ao espaço. Aos 95 anos, o também senador, era uma lenda da aviação e um herói norte-americano.

Os nossos Especiais

Uma menina de dois meses, com pouco mais de dois quilos, foi a bebé mais pequena de sempre a ser transplantada ao coração em Portugal. Ela é apenas um dos casos de cirurgias inéditas feitas no nosso país. A Marlene Carriço conta as histórias de cinco milagres da medicina portuguesa.

Quem também tem histórias para contar são os bombeiros Sapadores de Lisboa. Histórias e história, porque existem desde 1395, quando o rei D. João I os criou para proteger a capital. O João Francisco Gomes foi falar com estes profissionais e perceber como é que eles conseguem ser sempre os primeiros a chegar. Como no caso da derrocada de há uma semana.

Já o Tiago Palma foi conhecer a vida de outro tipo de heróis. Os últimos construtores de guitarras portuguesesNa família Grácio, a arte passou de pai para filho durante três gerações. E agora terá continuidade num "filho" improvável.

A febre dos emojis não pára e cada vez mais os mais novos (e os mais velhos, também, na verdade) usam mais bonequinhos em vez de palavrasMas será que os 😀 👍❤️ vão fazer com que as crianças deixem de saber escrever?A Rita Cipriano foi perceber os receios e ver se se justificam.
Gattuso, tetracampeão do mundo pela seleção italiana em 2006, ex-jogador do Milan, é o entrevistado do Rui Miguel Tovar no Questões do Forno Interno desta semana. Ele recorda os tempos em que jogou com Rui Costa e o seu melhor amigo no futebol, Gascoigne

(como vê, não faltam boas leituras, que pode ler agora ou deixar para o fim de semana). 

Notícias surpreendentes

Ontem arrancou o Comic Con Portugal, o maior evento da cultura pop. No primeiro dia em Matosinhos houve desfiles dos tradicionais cosplay, os fãs que passam o ano a escolher que roupa dos seus heróis da comic vão levar, os habituais loucos do Star Wars e muitos outros entusiastas e curiosos vestidos como o comum dos mortais. Porque há muitas coisas a não perder.

A propósito da Comic Con, o Rodigo Nogueira entrevistou Zach Galligan, protagonista de dois filmes da saga "Gremlins", que também vai a Matosinhos. E ele deixou uma revelação sobre o filme dos pequenos monstros: a de que Diane Lane podia ter entrada na saga.

Volto às listas de Natal, porque é mesmo tempo de ir às compras. Estas são 20 sugestões de presentes para a namorada, que lhe podem ser muito úteis.

E se está a pensar comprar carro no novo ano, escolha um seguro. Cinco novos automóveis foram sujeitos a crash-tests, que é como dizer atirados contra uma parede. Ora veja qual resistiu melhor.

Quanto a filmes, o Eurico de Barros foi ver as estreias da semana e sugere-lhe estas três. O maior destaque vai para o documentário sobre a longa entrevista que François Truffaut fez a Alfred Hitchcock em 1962.

O Facebook já revelou os tópicos e os "live videos" mais populares deste anoAs eleições norte-americanas dominam a lista. Mas também há Pokémons.

Do lado do surrealismo, tem esta 20 ilustrações que nos baralham completamente.

Já no que respeita a fotos, a National Geographic também escolheu as melhores de 2016São estas 51.


No Observador estamos atentos a todos os temas que marcaram o ano, mas também aos que vão marcar este dia. Passe por cá

Bom fim de semana
(e como até vai estar sol, fique com a proposta de cinco vinhos brancos para beber neste inverno e com estas sugestões para ocupar os dias de descanso)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário