sábado, 18 de março de 2017

Autoridades ocupam padaria de portugueses em Caracas

Pão deve estar à venda desde a abertura até ao encerramento dos estabelecimentos em Caracas

Proprietários foram acusados de não cumprirem norma que obriga as padarias a terem pão disponível para os clientes, desde a abertura até ao encerramento

Uma padaria do centro de Caracas, propriedade de portugueses, foi ocupada pelas autoridades que mudaram o nome do estabelecimento e o entregaram a grupos de cidadãos para ser administrada durante pelo menos 90 dias, disseram fontes empresariais à Lusa.

Segundo estas fontes, a padaria Mansión's Bakery , que foi alvo de uma fiscalização das autoridades venezuelanas na quinta-feira, reabriu na sexta-feira com o nome "Minka".

Um papel colado na porta dá conta que a padaria é controlada por membros dos Comités Locais de Abastecimento e Produção, produzindo pão que é tirado por uma porta secundária e introduzido numa viatura.

Propriedade de portugueses, a Mansión's Bakery foi encerrada na quinta-feira pela Superintendência de Preços Justos que acusou os proprietários de não cumprirem a nova normativa que obriga as padarias a ter, permanentemente, desde a abertura até ao encerramento, pão disponível para os clientes.

As autoridades acusaram ainda os proprietários de vender o pão a preços mais altos que os permitidos e de manter o estabelecimento em condições de insalubridade.

Proprietários e trabalhadores foram impedidos de guardar o dinheiro que se encontrava na caixa registadora.

No passado domingo o Presidente Nicolás Maduro instou as autoridades a atuarem com severidade contra setores que pretendem obstruir o acesso da população a bens de consumo diário, como o pão.

"Aos especuladores que escondem o pão do povo venezuelano, deve cair-lhes todo o peso da lei. É um plano da direita fascista para fazer com que as pessoas se irritem. Vamos com toda a força", disse.

O vice-presidente da Venezuela, Tareck El Aissami, anunciou uma nova norma legal que as 709 padarias de Caracas devem respeitar e que estabelece que o pão deve estar à venda desde a abertura até ao encerramento dos estabelecimentos.

"Ao finalizar cada dia deverá ficar pão preparado para o dia seguinte. A venda não poderá ser condicionada e muito menos criados mecanismos ilícitos como a cobrança de comissões pelo uso de terminais de pagamento", disse à televisão estatal.

Segundo Tareck El Aissami, a padaria que desrespeite o novo regulamento "será ocupada temporariamente pelo Governo e transferida para os Comités Locais de Abastecimento e Proteção, para fazê-la produzir".

Um dia depois as autoridades venezuelanas iniciaram a fiscalização das padarias caraquenhas, com os padeiros a queixarem-se de falta de matéria-prima para produzir o pão.

Na Venezuela vigora, desde 2003, um férreo sistema de controlo cambial que impede a livre obtenção local de moeda estrangeira e obriga as empresas a pedirem ao executivo autorizações para aceder a dólares e importar, um processo que o empresários dizem ser cada vez mais demorado e limitado.

Além dos supermercados, a panificação é uma das áreas com forte presença de portugueses na Venezuela.

A 11 de março último a Federação de Trabalhadores da Farinha (Fetraharina), denunciou a paralisação de dois moinhos de trigo, por falta de matéria-prima, em Caracas.

Estes dois moinhos, segundo o presidente da Fetraharina, Juan Crespo, necessitam mensalmente de 30 mil toneladas de trigo para funcionarem.

Fonte: DN

Daniel Santos · 
Quando aconteceu o Brexit, em Inglaterra, Governo e Presidente da República mostraram-se preocupadíssimos com os portugueses ali emigrados; quando Trump foi eleito, as mesmas preocupações... Entretanto, na Venezuela, onde há centenas de milhar de portugueses a passarem mal, não se ouve uma queixa, um reparo que seja. Qual a diferença? É que na Venezuela quem manda é um ditador de esquerda - e a nossa traquitana não pode ferir as susceptibilidades do ditador e dos seus capangas! Quando a coisa piorar e os portugueses começarem a fugir aos milhares, ainda hei-de ler nos jornais, ouvir nas rádios e ver nas televisões que o culpado é, afinal, o Pedro Passos Coelho!
GostoResponder241 h
Jose Manuel Ribeiro
Vai já um Batalhão de Comandos, libertar a padaria. Volta prá casota e pára de rosnar. O dono está atento!
GostoResponder11 h
Gracinda Susano
Qual Brexit ?
GostoResponder1 h
Lula Feliz · 
Eh pá, uma padaria ocupada! Caso para incidente diplomático gravíssimo! Deveriam chamar o embaixador para consultas. Quem sabe a Nato Poderia atacar com mísseis. Mais uma vez o Costa culpado de por comunistas nos governos do mundo inteiro.
GostoResponder250 min
Armindo J. J. Oliveira · 
Ora aqui está o puro efeito a longo prazo, da gestão danosa de um país administrado segundo a politica de esquerda (Vulgo socialismo!) Na verdade, (Embora seja de lamentar...),os Venezuelanos, apenas estão a colher o que semearam há uns anos atrás! E se Portugal continuar a ser governado pelos Xuxas e comunas como até agora está, para algo similar caminha daqui a uns tempos!...😡😡😡😡 Aposto que na mesa do maisburro,( perdão! Hum!! do maduro)...Não falta a boa comida e boa pinga!
GostoResponder31 h
Jose Manuel Ribeiro
Fuerza Maduro! Hasta la Vitoria o la Muerte! Viva Venezuela!
GostoResponder124 min
Alberto Rodrigues · 
Jose Manuel Ribeiro "Viva" mas longe do comunismo como sempre, não é camarada?
GostoResponder12 min
Jose Manuel Ribeiro
Estão num pais estrangeiro, têm que se integrar, nos usos e costumes, bem como cumprir a lei! Certo? Ou tal só se aplica quando convém! Não é isso, que se pede a, muçulmanos, árabes, africanos e outos imigrantes? Na Europa e Estados Unidos? Então vá, rapazes! Aguentem-se à bronca!
GostoResponder236 min
Alberto Rodrigues · 
A ignorância do camarada....
GostoResponder14 min
Jose Manuel Ribeiro
Quantos mataram? Nenhum! Quantas padarias foram ocupadas? Uma!
Ministro Português NE, Primeiro Ministro, Presidente da Republica! Uma padaria, dum chico esperto português, não cumpriu com a lei de exceção, e foi confiscada. Às armas, declarar guerra à Venezuela, e libertar a padaria!
GostoResponder21 h
Alberto Rodrigues · 
A ignorância do camarada....
GostoResponder14 min
Bernardo Oliveira Nunes · 
E a pensar que a Venezuela era o El Dorado... mas também não se ouve falar de muitos portugueses a voltarem, por isso deduzo que a maioria esteja bem...
Bono Marilu · 
onde esta marcelo e costa???? e nestas alturas e com estes acontecimentos que se ve a fibra dos governantes nao e com os sorrisinhos e as selfies e as asneiras e a treta para enganar o ze.
GostoResponder102 h
Rogério Paulo
Cá em Portugal ainda veremos isto, calma que já nem falta muito.
GostoResponder82 h
Rui De Sousa Santiago · 
Trabalha na empresa Auchan Meriadeck
Ignorância
GostoResponder12 h
Rui De Sousa Santiago · 
Trabalha na empresa Auchan Meriadeck
A azia é terrivel
GostoResponder2 h
João Guimarães · 
Rui De Sousa Santiago, a fome é terrível!!!
GostoResponder22 h
Jacinto Galinhola · 
Talvez alguns Portugueses ainda não estejam esquecidos das ocupações , é o que tem de bom este regime , tudo quanto os seus olhos alcançam é seu , vejam os Países onde ainda está em vigor ,., e depois é baptizado por socialismo ,., também aqui se pode aplicar a canção do Zeca Afonso «eles comem tudo , ou eles não pagam IMI »
GostoResponder2 h
João Guimarães · 
Viva o xuxalismo! Viva o Estado parasita e usurpador de poderes!
GostoResponder52 h
Jose Barreiros · 
Onde está a ONU que deixa as pessoas morreram a fome grande Guterres devias ter vergonha na cara.
GostoResponder11 h
Filipe Guimaraes Gonçalves · 
Maduro.. o fascista...
GostoResponder52 h
Pedro Silva · 
As Autoridades da Venezuela são um bando de malfeitores .
GostoResponder32 h
Aires Kingston
A vida lá está muitíssimo difícil. Não á comida. A pobreza aí está em grande
GostoResponder2 h
Carlos Nunes · 
Brevemente, a falta de comida estender-se-a por quase todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário