terça-feira, 29 de outubro de 2019

Região de Aveiro | O DESASSOREAMENTO DOS CANAIS DA RIA, NOS DIVERSOS FÓRUNS


O Movimento de Amigos da Ria de Aveiro – MARIA - tem tido uma intensa atividade, por forma a estarem informados do andamento da Empreitada de Desassoreamento dos Canais da nossa Ria.
Os responsáveis do MARIA desejam estar esclarecidos sobre o andamento e a forma como estão a ser executadas as dragagens e os meios disponibilizados para a execução dos trabalhos, nas quatro frentes em simultâneo. As dragas de sucção hidráulica estão distribuídas pelos Canais de Ovar, Murtosa, Boco/Ílhavo e Mira/Costa Nova.
O Desassoreamento dos Canais da Ria é considerado de muito interesse e, absolutamente, imprescindível para contrariar a tendência natural do assoreamento de alguns canais e a Polis Litoral merece o nosso aplauso pelo empreendimento.
Estivemos em 24 de Outubro de 2019, na Fábrica da Ciência Viva, a assistir a uma Mesa Redonda e a interpelar os oradores. Como sempre o Dr. João Miguel Dias da UA, deliciou-nos com a sua visão sobre o assoreamento da Ria e o Eng. Luís Bandeira, da Polis Litoral, apresentou uma súmula dos locais a dragar e dos meios disponibilizados.
Estivemos interventivos colocando diversas perguntas, que já se encontram plasmadas noutros artigos nossos, pelo que nos abstemos de as repetir.
No dia seguinte, dia 25, Paulo Ramalheira e Humberto Rocha tiveram uma intervenção na Rádio Terra Nova, em que foram expostas as suas dúvidas e a esperança de que a dragagem possa incluir os acessos às Marinas dos Desportistas Náuticos e que haja uma continuidade, ou pelo menos acções regulares, que garantam a navegabilidade da Ria de Aveiro.
O áudio dessas Conversas da Manhã do Espaço MARIA está disponível no site da RTN, pelo que também não nos alongamos neste artigo.

Humberto Rocha



Nenhum comentário:

Postar um comentário