sexta-feira, 1 de novembro de 2019

IPO Porto | Clínica da Mama

SessaoCancro651
Clínica com taxa de cura de 98% aos 5 anos em doentes em fase inicial.
A Clínica da Mama do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO Porto) tratou, em 2018, um total de 1.600 casos de cancro da mama, 50% dos quais foram diagnosticados em fase inicial, o que se traduz «numa taxa de cura de 98% aos 5 anos».
«É de destacar que 65% das doentes foram tratadas sem necessidade de mastectomia total, assegurando a preservação da mama e da autoimagem corporal», salientou esta segunda-feira, dia 28 de outubro, Joaquim Abreu de Sousa, Coordenador da Clínica da Mama e Diretor do Serviço de Cirurgia do IPO do Porto.
O responsável falava a propósito do Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama que se assinala na quarta-feira e no âmbito de um encontro europeu, a decorrer hoje e na terça-feira, destinado a médicos especialistas em oncologia de toda a Europa.
Os dados divulgados à Lusa «evidenciam a importância do diagnóstico precoce e da constante aposta do instituto na sensibilização e alerta para a prevenção e tratamento com elevados padrões de qualidade», considerou.
Outro aspeto destacado por Joaquim Abreu de Sousa foi «a importante atividade de investigação clínica desenvolvida na Clínica de Mama do IPO Porto», que permite «o acesso gratuito das doentes a terapêuticas inovadoras, o que têm contribuído para o aumento progressivo das taxas de sobrevivência observadas no cancro de mama».
Segundo o oncologista, «em 2018, cerca de 300 doentes foram incluídos em ensaios clínicos com medicamentos inovadores. Inclusive, em dois estudos multicêntricos o IPO Porto foi o maior recrutador a nível internacional».
A Clínica de Mama do IPO Porto foi fundada em 2007, detendo atualmente cerca de 12 mil doentes em seguimento.
Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário