sexta-feira, 1 de novembro de 2019

CHL | investimento de 600 mil euros

A primeira Unidade de Cuidados Paliativos da região de Leiria vai funcionar no Hospital de Alcobaça, integrado no Centro Hospitalar de Leiria (CHL),  num investimento de 600 mil euros para a instalação de 12 camas disponíveis a partir de maio, anunciou o centro hospitalar.
«A obra já tem visto do Tribunal de Contas e vai ter início no próximo mês de novembro», anunciou hoje o Presidente do Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), Licínio de Carvalho, onde se integra o Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça.
É nesta unidade que vai ser implantada a primeira Unidade de Cuidados Paliativos da área de influência do CHL, através da reconversão do antigo serviço de cirurgia geral para a instalação de 12 novas camas que integrarão a Rede Nacional de Cuidados Paliativos.
A intervenção terá um custo de cerca de 600 mil euros, cofinanciados em 85% pelo quadro comunitário Portugal 2020, informou o Presidente do CA em Alcobaça, onde assinou esta quinta-feira, dia 24 de outubro, um protocolo de colaboração com o município.
A autarquia «vai colaborar com uma verba de 75 mil euros para a aquisição de equipamentos e mobiliário para o novo serviço», disse o Presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio.
Licínio de Carvalho afirmou que o novo serviço ficará pronto a funcionar «seis meses após o início da obra», dando resposta aos cerca de 400 mil utentes da área da influência do CHL.
«Calcula-se que o serviço responda anualmente a cerca de 200 doentes, com internamentos médios superiores a um ano«, acrescentou o responsável do CHL.
A obra insere-se num conjunto de investimentos que o CHL tem vindo a fazer no Hospital Bernardino Lopes de Oliveira desde a sua integração, em 2013, que totalizam atualmente 1,5 milhões de euros, verba que, após a conclusão da Unidade de Cuidados Paliativos, ultrapassará os dois milhões de euros.
O CHL é formado pelo Hospital de Santo André (em Leiria), o Hospital Bernardino Lopes de Oliveira (em Alcobaça) e o Hospital Distrital de Pombal e serve os concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Porto de Mós, Nazaré, Pombal, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra, Ansião, Alvaiázere, Ourém e parte dos concelhos de Alcobaça e Soure.
Fonte: Lusa
Fotografia – Lícinio de Carvalho e Paulo Inácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário