quarta-feira, 8 de julho de 2020

Águeda | Cultura: Biblioteca Municipal Manuel Alegre propõe atividades para todas as idades

O contador de histórias Jorge Serafim é um dos convidados do trimestre, no regresso de algumas atividades presenciais, realizadas de forma controlada. Amanhã, haverá uma conversa sobre cultura. 

São várias as propostas que a Biblioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA) tem preparadas para abrir as portas à comunidade, de uma forma gradual e em segurança, com os devidos pressupostos de saúde pública assegurados. 

“Foi graças ao empenho de muitas crianças, jovens e adultos: utilizadores, professores bibliotecários, voluntários europeus, entre tantos outros, que a equipa da BMMA continuou a desenvolver o seu trabalho, de forma permanente e concertada. Agora, com a reabertura da biblioteca, é tempo de promover algumas atividades presenciais, realizadas de forma controlada”, afirma Elsa Corga, Vereadora da Cultura da Câmara de Águeda. 

O Serviço Educativo da BMMA preparou para este trimestre um programa de atividades, com sessões de contos, oficinas, formações e a presença muito especial do contador de histórias Jorge Serafim e de Ni Fernandes. 

Este trimestre, com uma regularidade quinzenal, a Câmara de Águeda, através do Serviço Educativo da BMMA, apresenta um novo formato da atividade “No Pátio com…”, convidando as famílias a comparecer, no Pátio exterior da BMMA, às quartas-feiras, das 17h30 às 18h15, para escutar uma sessão de contos ou para realizar uma oficina. Serão, acrescenta Elsa Corga, “momentos especiais à volta do livro e da leitura, onde a imaginação e a criatividade também estarão fortemente presentes”. 

O Serviço Educativo da BMMA, em colaboração com o Centro de Artes, propõe ainda um Ciclo de Conversas sobre a Cultura do Concelho, sendo que última conversa deste primeiro ciclo terá lugar amanhã, quinta-feira, das 18 às 20 horas, no pátio da Biblioteca, com a temática “Espaços da Cultura, Cultura dos Espaços”. 

Este mês, o destaque recai sobre um convidado muito especial. O contador de histórias Jorge Serafim, com o seu humor característico, que dispensa apresentações, estará na BMMA, na próxima sexta-feira, às 21h30, para conduzir uma “Sessão de Contos Tradicionais”. Dirigida ao público em geral, esta será uma noite imperdível. 

No sábado, às 11h, no pátio da BMMA, a proposta será outra mão-cheia de histórias para toda a família, acompanhadas por uma dose de boa disposição, no “Porque Hoje é Sábado… histórias infantis com Jorge Serafim”. 

Ainda no sábado, das 14h30 às 17h30, a BMMA propõe aos Encarregados de Educação, técnicos de BAD, Educadores, Professores e técnicos de Animação, a Oficina de Narração Oral “Contar e ler para respirar”. Segundo Jorge Serafim, esta oficina fundamenta-se “num pressuposto essencial para a compreensão da natureza humana: contar histórias é um caminho individual onde se cruzam o conto popular, o conto de autor, os livros que nos tocam, as experiências de vida, a palavra plástica, a palavra escrita, a palavra interior”. 

“Ler, narrar e ouvir, cada vez mais, face ao universo da imagem, é despertar e reconhecer os sentidos e o corpo que temos como habitat da palavra”, disse ainda o contador de histórias, realçando que “ao explorar as nossas possibilidades expressivas, afirmamos o que de mais importante nos caracteriza, a compreensão do outro” e que nessa compreensão atingirmos a maturidade. 

Refira-se que estas atividades são gratuitas, mas estão sujeitas a inscrição obrigatória, por terem uma lotação máxima. Reserva de lugar nos eventos do Facebook: www.facebook.com/pg/BibliotecaMunicipalManuelAlegre ou através do e-mail bmma.educativo@cm-agueda.pt. 

Os serviços da BMMA estão abertos ao público com acesso condicionado, mas a biblioteca mantém o serviço de empréstimo domiciliário para todos os que dele necessitem em serviço take-away ou de reserva. Poderá consultar o catálogo em http://aguedagibopac.bibliopolis.info/OPAC/ e reservar os títulos para o email biblioteca@cm-agueda.pt ou pelo 234 610 688. 

Todas as informações do trimestre estão disponíveis no site da BBMA (biblioteca.cm-agueda.pt) e no www.facebook.com/pg/BibliotecaMunicipalManuelAlegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário