quinta-feira, 9 de julho de 2020

Aveiro | Inauguração do edifício Fernando Távora - Novo nome e instalação noturna assinalam reabertura


A inauguração do renovado edifício Fernando Távora acontece esta sexta-feira, dia 10 de julho, pelas 18h00, na Praça da República e que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves.
A CMA guardou também para este momento de inauguração, o anúncio do novo nome que o Edifício passará a receber a partir desta data, por força das múltiplas funções que vai desempenhar.
Mais tarde, a partir das 21h30, tem início, na fachada do Edifício, uma instalação que assinala a sua inauguração e que se irá prolongar em repetição até às 00h00. A instalação repete-se no dia seguinte, sábado, 11 de julho, no mesmo horário.
Trata-se de um vídeo mapping que projeta a narrativa de criação e os desígnios deste serviço de informação implantado no coração da Cidade. Segue-se uma instalação visual (Torre de Luz), símbolo de nascimento, esperança e conhecimento, que se acende a 10 de julho e se estende até ao final do dia 12 de julho.
Ainda na sexta-feira e logo após a sua inauguração, o Edifício Távora ficará aberto à visitação e utilização até às 21h30 e no fim de semana, entre as 10h00 e as 21h30.
Este é um momento de especial importância para o Município que queremos viver juntos, mas apelando a Todos para o cumprimento das limitações impostas pelo Combate à Pandemia de Covid-19.

ARTES NO CANAL REGRESSA NO SÁBADO
- Edição com “dixie band” a animar o Canal Central a bordo de um barco Moliceiro 
No próximo sábado, dia 11 de julho, regressa o “Artes no Canal – Mercado de Fusão”, após o período de suspensão causado pela pandemia de Covid-19.
Promover as maiores condições de segurança para operadores e clientes, dinamizando, ao mesmo tempo a economia local, é o objetivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), que decidiu isentar adicionalmente ao previsto, no âmbito do Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica / Operação Anti Covid-19, todos os comerciantes desta Feira ao pagamento das taxas municipais referentes às edições dos meses de junho e julho.
Também a área de implantação do “Artes no Canal” foi aumentada, com uma área em formato de linha localizada ao longo do Canal Central da Ria de Aveiro, a partir do Canal do Côjo, junto ao Fórum Aveiro, passando pelo Largo do Mercado Manuel Firmino e prosseguindo até ao Cais da Fonte Nova. Comerciantes e visitantes poderão, deste modo, interagir de forma segura, entre as 09h30 e as 19h00.
O “Artes no Canal – Mercado de Fusão” consiste num encontro entre feira urbana e cultura, que acontece no segundo sábado de cada mês e que anima o Centro da cidade.
Organizado pela CMA, em parceria com a Associação Comercial de Aveiro (artesanato urbano) e com A Barrica – Associação de Artesãos da Região de Aveiro (artesanato regional), tem outros grupos como convidados: “Mercado Cooletivo” (artesanato urbano, produtos naturais e 2ª mão), “Art’affection” e “Grupo da Rua Direita” (ambos com artesanato urbano).
Esta edição terá um moliceiro como “palco deambulante” de uma “dixie band” (quinteto de sopros e precursão), do Canal Central ao Cais da Fonte Nova, em dois momentos: das 10h30 e às 12h00 e das 15h00 às 16h30.
A reabertura de todas as feiras municipais e o seu bom funcionamento tem em conta o Plano de Reabertura das Feiras do Município de Aveiro em relação à Covid-19, previamente articulado com a Autoridade de Saúde Local.
Recordamos a necessidade do cumprimento das medidas de distanciamento físico, uso de máscara e higienização das mãos, ao frequentar estes e outros espaços públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário