quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Câmara de Águeda apoia esterilização de animais de companhia

Candidaturas a apoio podem ser apresentadas até ao próximo dia 8 de outubro

A Câmara Municipal de Águeda está a promover uma campanha de esterilização de animais de companhia (cães e gatos), sendo que as candidaturas a apoio devem ser efetuadas até ao dia 8 de outubro.

Com esta ação, a Autarquia pretende contribuir para o controlo da população de animais de companhia e atuar de forma preventiva relativamente ao abandono. Trata-se de uma medida de saúde pública, ao mesmo tempo que sensibiliza os Munícipes para a proteção e bem-estar dos animais.

Esta campanha resulta de uma candidatura da Câmara de Águeda ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), no âmbito de um programa promovido pelo Governo, que fixa em 15 mil euros o limite máximo de apoio financeiro para cada Município, definindo os seguintes valores por animal: 55 euros para esterilização de cadelas; 30 euros para cães; 35 euros para gatas e 15 euros para gatos.

Podem candidatar-se a este apoio financeiro pessoas residentes no concelho de Águeda que tenham efetuado a esterilização do seu animal de estimação entre 1 de janeiro e 30 de setembro de 2021 (limitado a um animal por detentor), de forma presencial na Câmara Municipal, por correio registado ou através de correio eletrónico.

O requerimento (que deverá ser devidamente preenchido e assinado), está disponível na página do Município na Internet (https://www.cm-agueda.pt/viver/espaco-informativo/noticias-agueda/noticia/2387), devendo ser acompanhado dos seguintes documentos: identificação do animal de companhia, com declaração de esterilização e data (DIAC); comprovativo de pagamento (fatura com NIF); comprovativo de residência (morada fiscal) do requerente no município; comprovativo de IBAN (para transferência).

Refira-se que esta é uma das medidas implementadas pelo Município de Águeda no sentido do controlo da população animal no concelho, considerando que o número de animais acolhidos pelo Centro de Recolha Oficial de Águeda é muito elevado, com uma taxa de ocupação superior em 90% à sua capacidade efetiva.

Paralelamente, a Câmara de Águeda tem desenvolvido programas de controlo de animais errantes, que, em dois anos, se traduziram na esterilização de 338 animais, entre cães e gatos. Para além do controlo da reprodução de animais vadios, estes são retirados da rua e encaminhados para adoção.

Em dois anos, foram esterilizados 218 caninos (128 cadelas e 90 cães) e 120 felinos (40 gatos e 80 gatas), estes últimos no âmbito da Campanha CED (Captura, Esterilização e Devolução de Gatos Silvestres), lançada no final do ano de 2019.

Para mais informações sobre esta campanha, os interessados devem contactar os serviços da Câmara Municipal, através do dv-peh@cm-agueda.pt ou 234 644 264.

Nenhum comentário:

Postar um comentário