quinta-feira, 5 de agosto de 2021

MUBi reuniu com o candidato da CDU à Câmara de Aveiro

 No passado 30 de Julho, a MUBi reuniu com o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Aveiro, Miguel Viegas. A MUBi e o candidato discutiram visões e propostas para a mobilidade urbana e gestão do espaço público no município.

O encontro teve lugar junto à Rotunda do Eucalipto, uma zona central da cidade densamente habitada e com uma escola próxima, mas onde a preocupação quase total tem sido o automóvel e negligenciada a conveniência e segurança de quem se desloca a pé ou de bicicleta.


A associação transmitiu ao candidato da CDU a sua preocupação por muitas das vias sob gestão da autarquia induzirem à prática de velocidades excessivas. Para além da perda de qualidade de vida urbana e risco rodoviário, em especial para crianças, idosos e outros utilizadores vulneráveis, estas constituem um grande entrave ao uso dos modos activos de deslocação. A MUBi considera que é premente a transformação do espaço público para o tornar mais seguro e inclusivo.


É igualmente importante a melhoria dos transportes públicos no município e a criação de redes de percursos directos, convenientes e seguros para as deslocações a pé e em bicicleta, em especial entre a cidade consolidada e as freguesias periféricas. A política de gestão de estacionamento tem obrigatoriamente de estar integrada numa estratégia abrangente de mobilidade sustentável, e é, por isso, inaceitável o aumento da oferta de estacionamento automóvel na cidade.


A MUBi, que esteve representada por Rui Igreja e João Almeida, teve ainda a oportunidade de entregar a Miguel Viegas o Manifesto “Cidades Vivas: 10 medidas para devolver a cidade às pessoas” (https://cidadesvivas.mubi.pt/). 


Da parte do candidato da CDU à Câmara de Aveiro, as preocupações e propostas da MUBi foram registadas e no geral acompanhadas. Miguel Viegas disse defender políticas autárquicas alinhadas com a urgência climática, e um paradigma da mobilidade assente em mais transportes públicos, mais mobilidade activa e na redução do uso do automóvel individual.


Esta foi a primeira de uma ronda de reuniões que a MUBi está a realizar com os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Aveiro nas Eleições Autárquicas de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário