sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Proença-a-Nova | “Ciência Viva no Verão” continua com atividades até dia 10 de setembro


O Centro Ciência Viva da Floresta continua a realizar atividades no âmbito do programa “Verão em Rede” até dia 10 de setembro. Estas iniciativas abrangem as mais variadas áreas das ciências da natureza, tais como a geologia, biologia e astronomia e ainda temas como a importância dos charcos ou bugalhos, bem como um roteiro pelas árvores monumentais do nosso concelho.

No dia 26 de agosto, realizou-se uma destas atividades, que tinha como intenção embarcar numa aventura pedestre pela Serra das Talhadas. Iniciando a subida da serra em direção à “Buraca da Moura”, passando pelo “Farol dos Ventos”, contornando uma longa parede quartzítica (onde se podem observar ninhos de grifos), sempre a subir até ao miradouro da Cruz do Alto.

Marta Palhim, monitora do CCV, faz uma retrospetiva das atividades já realizadas e também daquelas que ainda faltam cumprir. A guia refere que “a maior parte dos participantes são constituídos por famílias, ainda que se possam encontrar participantes que vêm de forma individual.” Relativamente à quantidade de participantes, Marta Palhim aponta: “temos tido uma boa adesão. Há muitas datas que esgotam logo no início, mas nós dizemos às pessoas para se inscreverem à mesma, porque continuam com hipótese de participar. Tentamos contactar as pessoas no sentido de perceber se elas veem ou não, para podermos confirmar que preenchemos todas as vagas. A adesão tem sido numerosa, a Covid-19 não afetou o número de pessoas a querer participar, bem pelo contrário. Talvez porque a maior parte das nossas atividades são ao ar livre, o que acaba por ter mais valor nesse sentido”.

Quanto aos locais, Marta frisa que “maioritariamente são realizadas atividades no concelho, mas também já foram feitas fora, por exemplo em Monsanto e Penha Garcia, em Idanha-a-Nova”. A maior parte das ações decorre fora do CCV: “tentamos levar estas temáticas a outros sítios e a outros locais. Grande parte das pessoas que aqui vêm são de fora do concelho, então tentamos aproveitar esta altura de verão, uma vez que o Centro tem já diversas atividades ao longo do ano”.

De recordar que nas próximas duas semanas haverão ainda sete iniciativas totalmente gratuitas, a decorrer até dia 10 de setembro e a abarcar todas as áreas anteriormente mencionadas. A maior parte das atividades apresentam-se como acessíveis para toda a família, excluindo algumas que possam ter limite de idade mínimo de participação fixado nos 12 anos. A inscrição pode ser feita através do site do CCV Floresta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário