quarta-feira, 20 de julho de 2022

Cantanhede | Jovem de Ançã terminou ensino secundário com 19,2 valores Ana Rita Martins vence Prémio Lima de Faria

Ana Rita Mata Leal Martins, aluna da Escola Secundária Lima-de-Faria, é a vencedora do Prémio Professor Doutor Lima de Faria, que desde 1993 é atribuído ao melhor aluno dos cursos secundários de todas as escolas públicas do concelho que tenha ingressado numa instituição de ensino superior.

A deliberação foi aprovada por unanimidade na reunião de Câmara desta terça-feira, 19 de julho, e nos termos do regulamento, a jovem estudante, residente em Ançã e a frequentar a licenciatura em Medicina na Universidade de Coimbra, irá receber um diploma e um prémio pecuniário de 1000€.

De acordo com os procedimentos definidos para o processo, foi solicitado aos estabelecimentos de ensino secundário do concelho os dados e respetivas fichas de habilitação do seu melhor aluno do ano letivo 2020/2021. Da análise aos documentos rececionados verificou-se que a média final mais alta foi a de Ana Rita Mata Leal Martins, com 19,2 valores.

O Prémio Professor Doutor Lima de Faria foi criado pela Câmara Municipal, tendo como referência o distinto percurso académico e científico do patrono, para que o seu exemplo sirva de incentivo aos alunos do concelho.

O eminente professor e investigador nasceu em Cantanhede a 4 de julho de 1921 e doutorou-se em genética pela Universidade de Lund, na Suécia, onde, desde o início da década de 50 do século passado, se destacou como proeminente cientista e docente. Do seu currículo salienta-se ainda a vasta atividade em algumas das mais prestigiadas universidades e institutos da sua área de investigação, nomeadamente nos Estados Unidos e Grã-Bretanha, bem como o seu trabalho como membro e consultor de influentes organismos e comités internacionais no domínio da pesquisa científica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário