quarta-feira, 20 de julho de 2022

Assinado protocolo para promover a rede escola-empresa em São João da Madeira

ATEC, CEI e ACISJM reforçam ligação entre a indústria e a formação

O protocolo de parceria entre a ATEC – Academia de Formação, a CEI - Companhia de Equipamentos Industriais, Lda e a ACISJM – Associação Comercial e Industrial de São João da Madeira, pretende potenciar a colaboração entre a Academia e o tecido empresarial com vista a incrementar as competências sociais e comportamentais, bem como as experiências práticas em contexto laboral dos formandos.
Após 11 anos de atividade formativa da ATEC em São da Madeira e profícua colaboração com o tecido empresarial e industrial da região, a parceria com a CEI e com a ACISJM surge de forma natural com o objetivo específico de consolidar uma rede de colaboração e parcerias no âmbito da rede Escola-Empresa. Como entidade de formação profissional orientada para as áreas técnicas ligadas à indústria, a ATEC tem como missão promover ações de formação e qualificação de elevada qualidade, em linha com as necessidades do mercado de trabalho. Para tal, procura estabelecer parcerias que promovam a participação das empresas no processo de formação para posterior integração bem-sucedida dos seus formandos no mercado de trabalho. Por seu lado, a ACISJM e a CEI procuram contribuir para o aumento da mão-de-obra qualificada no tecido empresarial da região, vendo na colaboração com as entidades de formação um meio de excelência para o fazer.
Conscientes do contributo de cada entidade para um objetivo comum, a ATEC, a CEI e a ACISJM, pretendem potenciar a atuação da rede Escola-Empresa através da promoção de boas-práticas de acolhimento de estagiários, criação de uma plataforma para reutilização e partilha de recursos materiais enquadrada numa dinâmica de economia circular, promoção da formação contínua dos técnicos, professores e formadores das escolas, criação de um observatório colaborativo da automatização de profissões, aproximando desta forma empresas e escolas para conhecimento de ambas as realidades e identificação de necessidades de formação, organização conjunta de demonstrações práticas, seminários, eventos, workshops, e, não menos importante, o desenvolvimento de uma rede de laboratórios colaborativos que potenciem os recursos já existentes na comunidade para complemento prático da formação.
Para Paulo Peixoto, diretor da ATEC para a Região Norte, “esta parceria é um reconhecimento do trabalho que a ATEC tem a vindo a desenvolver nos últimos 11 anos em São da Madeira através da realização de cursos de especialização tecnológica em estreita colaboração com as empresas. Em simultâneo, é também prova de que as empresas cada vez mais reconhecem as mais-valias da sua intervenção no processo formativo. Exemplo disso, é o facto de o módulo de Robótica Industrial do nosso curso de Tecnologia Mecatrónica estar já a ser ministrado nas instalações da CEI que nos disponibilizou 5 Robots ABB integrados no Laboratório Colaborativo de Robótica criado no interior da empresa”.
Durante a cerimónia de assinatura do Protocolo, a ACISJM atribuiu à ATEC o certificado de Escola Sustentável que reconhece a qualidade do trabalho desenvolvido no âmbito da reutilização de materiais e equipamentos destinados à formação profissional.
 
Parcerias como esta entre a ATEC, a CEI e a ACISJM vêm fortalecer o reconhecimento do importante contributo da formação profissional e qualificação técnica para o desenvolvimento sustentado das empresas e contribuir para o crescimento económico do País.
 
Sobre a ATEC
A ATEC é uma associação sem fins lucrativos que direciona a sua intervenção no âmbito da formação profissional com uma forte componente prática valorizando o “saber fazer”. A atividade assenta em duas áreas: qualificação profissional de jovens e formação para ativos dos diferentes setores de atividade, que tanto pode consistir em oferta formativa promovida pela ATEC, como de formação específica requerida pelas empresas clientes.
 
Sobre a CEI
A CEI - Companhia de Equipamentos Industriais, nasceu em 1995 com a missão de contribuir para o desenvolvimento tecnológico de indústrias tradicionais, como o calçado e rochas ornamentais, através do fabrico de equipamentos industriais avançados de corte e processamento inteligente de materiais, que exporta para o mercado mundial.
 
Sobre a ACISJM
O objetivo da ACIJM - Associação Comercial e Industrial de São João da Madeira é contribuir para que as empresas tenham um papel decisivo na construção de uma comunidade mais coesa e sustentável, atuando nos dois vetores fundamentais: pessoas e a produtividade sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário