segunda-feira, 23 de maio de 2016

360º -- Aplausos para o Braga, assobios para Costa, a extrema-direita e uma boa poupança

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
As multas do caso BPP estão à beira da prescrição. João Rendeiro e os outros arguidos foram condenados a pagar um total de cerca de 11 milhões de euros ao Banco de Portugal e à CMVM, mas os processos prescrevem em novembro, daqui a seis meses.

BCE questiona o regresso das 35 horas na Função Pública. O problema foi levantado por Peter Praet, do conselho executivo do Banco Central Europeu, em entrevista ao Público. Marcelo também acha a medida um mau sinal para a UE, escrevia sábado o Expresso.

A greve dos estivadores vai fechar todos os portos do país durante 5 dias, noticia o DNA paralisação pode causar prejuízos de milhões à economia nacional,  sobretudo com a queda das exportações.

A recapitalização da Caixa em 4 mil milhões de euros foinotícia do Observador. Em entrevista ao Jornal de Negócios, Horta Osório, diz que essa recapitalização tem de serfeita de acordo com as condições de Bruxelas.

No Japão, 100 ladrões roubaram 11 milhões de euros em menos de três horas de caixas multibanco. O grupo  tem ligações ao crime organizado, com ramificações a nível mundial.



Informação relevante
O Sp. Braga venceu a Taça de Portugal  precisamente (a 22 de maio) 50 anos depois de ter conquistado o troféu. Os bracarenses festejaram noite dentro o 'caneco' ganho ao FC Porto nos penáltis, naquela que foi uma final quase a papel químico da do ano passado, mas desta vez com a sorte a sorrir aos minhotos. Tal como frente ao Sporting há um ano, os de Braga estiveram a vencer por 2-0, viram o FC Porto reduzir primeiro e empatar depois em cima do minuto 90, temeram que a história se repetisse, mas no desempate de grandes penalidades Marafona foi o herói que confirmou que até no futebol Marcelo Rebelo de Sousa continua em estado de graça. Já para os portistas, foi a segunda época sem qualquer título: valeu a confirmação do jovem avançado André Silva.

Mais aplausos ainda no futebol, e no bem jovem. Os sub-17 portugueses tornaram-se campeões da Europa. Depois da geração de João Moutinho e Vieirinha ter vencido em Viseu,João Filipe, Zé Gomes e companhia repetiram a façanha em Baku, 13 anos depois.

Com a Taça da Liga entregue sexta-feira ao seu 'dono' -- o Benfica somou a sétima vitória em nove edições, ao golear o Marítimo --, a época de futebol caseira acabou. (Ah, em Espanha, o Barcelona ficou com a Taça do Rei, e em Inglaterra Mourinhodeve ser confirmado amanhã como treinador do Manchester). Daqui a menos de três semanas (dia 10) começa o Europeu.

Assobios foi o que António Costa mais ouviu este fim de semana depois de se conhecer a lista de 39 escolas privadas que vão perder o apoio do estado via contratos de associação. Tudo começou sábado, onde o otimismo do primeiro-ministro foi vaiado por vários manifestantes em St. Tirso e Águeda, e continuou ontem, domingo, com novos protestos em Coimbra. Antes damanifestação conjunta em Lisboa dia 29, Costa viu-se obrigado a prometer que analisará cada caso um a um e os colégios  anunciaram que vão continuar a aceitar matrículas.

José Manuel Fernandes escreve, de forma mais abrangente, sobre este e outros temas, num artigo que intitulou:"A difícil relação da esquerda (alguma) com a liberdade".

Voltando a António Costa, para dizer que foi reeleito secretário-geral do PS, nas diretas do partido, com 95,3% dos votos. Mesmo assim, não é fácil calar alguns críticos, comoSérgio Sousa Pinto, que atacou a moção que Costa levará ao Congresso de 3, 4 e 5 de junho.

Da parte da oposição, Passos Coelho anda estes dias por Trás os Montes a fazer... oposição. E acusou o Governo de terdestruído 60 mil empregos.
Lá por fora, é a extrema-direita que assusta. A segunda volta das presidenciais na Áustria está empatada à espera da contagem da importante soma dos votos por correspondência (valem 14%). Mas com menos de 1% a separar o candidato ecologista Alexander Van der Bellen e o de direita populista Norbert Hofer, todas as indicações vão no sentido de que será este último o vencedor. Se assim for, a União Europeia terá pela primeira vez um chefe de Estado um partido de extrema-direita.

Também no Chipre, um partido de extrema-direita entrou pela primeira vez no Parlamento. O Elm obteve 3,7% dos votos, após três anos de crise económica e diversos escândalos de corrupção.

Razão teve pois Ken Loach, o grande vencedor (surpresa) da 69ª edição do Festival de Cannes. O realizador inglês do filme 'I, Daniel Blake' alertou para os perigos da Europa em que vivemos ao receber a Palma de Ouro: "Quando existe desespero, as pessoas da direita ganham vantagem", disse. Apesar dos seus alertas, o festival voltou a ser uma feira de vaidades, sobretudo na passadeira vermelha, como pode ver na fotogaleria.

Enquanto isso, na Grécia, o Parlamento teve de aprovar medidas de austeridade impostas pelos credores ao governo do Syriza.



Os nossos Especiais
Os planos de poupança-reforma continuam a ser o terceiro produto financeiro mais popular entre os portugueses apesar dos cortes nos benefícios fiscais: há mais de 15 mil milhões de euros aplicados em PPR, cerca de 3.800 euros por família. Mas, nos 97 disponíveis, a maioria rende pouco ou cobra muito. Por isso, para uma boa poupança, o David Almas sugere que invista o seu dinheiro apenas nestes três.

Outra sugestão de investimento se tiver dinheiro para: a compra de velhos palacetes à venda na linha do Estoril. Mas cuidado, alguns podem estar assombrados... O Hugo Amaral e o João Pedro Pincha foram até ao Castelinho de Nossa Senhora de Fátima, que acaba de ser vendido por 3 milhões de euros. Viram janelas abertas que se fechavam e gatos a fugir espavoridos.Haverá mesmo fantasmas (a ilustração da Andreia Reisinho Costa faz temer o pior), ou apenas casas fantásticas?
E Hitler planeava fazer do Duque de Windsor, Henrique III (o que abdicou do trono por amor), o rei-fantoche de uma Grã-Bretanha subjugada? O José Carlos Fernandes foi ler "17 cravos", de Andrew Morton, sobre aquilo que o autor considera o maior complô da história, planeado enquanto os duques estavam hospedados na casa do banqueiro Ricardo Espírito Santo (outro dos palacetes do Estoril), no Verão de 1940.

 
Notícias surpreendentes
Em las Vegas premiou-se a música nos Billboard Music Awards, mas mais uma vez o que esteve em destaque foi apassadeira vermelha e quem nela desfilou. Adele, que deliciou até os fãs mais intelectuais na passagem por Portugal este fim de semana, foi a grande vencedora.

Dietas, com o verão à porta, é o que não faltam. A Vera Novais foi falar com três especialistas de nutrição que lhe disseram que não há soluções ideais e sugerem apenas uma alimentação equilibrada e variada, com muito bom senso. E para que não restem dúvidas, explicam todos os mitos das dietas de A a Z. Vai um sumo detox?

Mais de que um sumo, os casais que se estão a divorciar devem apreciar um manual de instruções para uma boa separação. A Ana Cristina Marques leu o livro "Divórcio Feliz" de Elizabete Agostinho e resumiu as melhores instruções para quem está a passar pelo fim da relação.

Uma boa ideia pode ser um retiro para uma boa reflexão. A Sílvia Silva conta-lhe como são -- e quanto custam -- os doze novos hotéis que acabam de abrir em PortugalHá hotéis, hostels e apartamentos com preços entre os 14€ e os 395€ por noite.

E já sabe, rir é mesmo a melhor solução. Até na hora da morte, como pode comprovar nestas lápides bem humoradas.


E é a sorrir e bem disposto que queremos que continue a ler o Observador para se manter sempre bem informado. Cá estaremos, e cá o esperamos, ao longo dia com todas as notícias de que precisa.

Tenha um feliz e produtivo arranque de semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário