segunda-feira, 23 de maio de 2016

Hora de Fecho: Simplex. Uma viagem pelas aldeias "complex"


Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 
O Governo lançou o novo Simplex para descomplicar a relação dos portugueses com o Estado. Mas o mundo digital não chega a todos. Viajámos por aldeias da Beira, onde "nada é simples, tudo é complexo".
PORTO DE LISBOA 
Os operadores do Porto de Lisboa vão avançar com um despedimento coletivo por redução da atividade, depois do Sindicato dos Estivadores ter recusado, na sexta-feira, uma nova proposta para um novo contrato coletivo de trabalho.
BES 
Situação líquida negativa do Banco Espírito Santo mais do que duplicou em 2015 para 5.287 milhões de euros. A principal causa foi a transferência das obrigações sénior imposta pelo Banco de Portugal.
BANCO BIC 
O nome do ex-ministro das Finanças foi proposto para o cargo de presidente executivo do Banco BIC Portugal, confirma a Lusa. Já Diogo Barrote ficará como presidente do Conselho de Administração.
BIAL 
Relatório do governo francês diz que a Biotral e a Bial são parcialmente responsáveis pelos incidentes com ensaio clínico. Bial responde e pede esclarecimentos ao Centro Hospitalar de Rennes.
ÁUSTRIA 
O ecologista Alexander Van Der Bellen venceu as eleições presidenciais da Áustria, numa disputa renhida com o populista de direita Norbert Hofer. Voto por correspondência fez (toda) a diferença.
FOTOGALERIA 
Do beijo apaixonado em Times Square para celebrar o fim da II Guerra Mundial, às muitas despedidas de quem partia para os confrontos. São imagens históricas de paixões entre balas e trincheiras.
REFORMA 
A maioria dos planos de poupança-reforma rende pouco ou cobra muito. Temos a lista completa dos 97 PPR disponíveis aos investidores, mas apenas destacamos um trio para aplicar o seu dinheiro.
CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS 
Em entrevista ao Jornal de Negócios, Horta Osório afirma que a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos deve incluir imposições negociadas com Bruxelas. E que não se devem repetir erros do passado.
MOÇAMBIQUE 
Jaime José Macuane e professor na Universidade Eduardo Mondlane foi baleado na zona de Marracuene, em Maputo. O analista político está internado numa clínica na cidade.
MANCHESTER UNITED 
Dois dias depois de ter levado o clube inglês à vitória na Taça de Inglaterra, a imprensa inglesa diz que o treinador holandês foi despedido do Manchester United para dar lugar ao português.
Opinião

José Manuel Fernandes
O que une a recusa pelas esquerdas da possibilidade de as famílias escolherem a escola dos seus filhos a uma condenação em tribunal por "ofensas" a Manuel Alegre? A mesma falta de amor pela liberdade.

João Carlos Espada
Antes mesmo de conseguirmos identificar as origens do fenómeno populista, de esquerda e de direita, nós temos um dever: denunciá-lo.

Alexandre Homem Cristo
A queda iminente e já inevitável do regime venezuelano deixará órfãos esquerda e direita. Uma por obstinação ideológica (PCP-BE), outra por ganância (PSD-PS-CDS). A cegueira não tem ideologia.

António Covas
O país não tem capitais próprios para fazer, de forma independente, o investimento de modernização e as reformas estruturais necessárias para iniciar um novo ciclo de crescimento económico sustentado.

Helena Matos
Falar ao contrário implica treino diário. Esta semana treinámos os seguintes conceitos: opositor à guerra a que se chamava colonial, escola privada, barrigas de aluguer e golpes. Para a semana há mais
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário