quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Salas Snoezelen e de Integração Sensorial de Albergaria podem ser visitadas no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência no próximo sábado, 3 de dezembro, com um dia aberto nas Salas Snoezelen e de Integração Sensorial. Ao longo do dia, os munícipes podem visitar as instalações, situadas no Edifício de Fisioterapia da Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha, e conhecer os tratamentos utilizados em pessoas com deficiência, incapacidade e problemas sensoriais ou neurológicos.

 As visitas às Salas Snoezelen e de Integração Sensorial decorrem entre as 9h30 e as 13h00 e, à tarde, entre as 14h30 e as 18h00. A participação no dia aberto é gratuita, mas de inscrição obrigatória para serviço.social@cm-albergaria.pt ou pelo número de telefone 234 520 190.

Em funcionamento desde outubro de 2015, as duas salas são constituídas por equipamentos específicos que visam estimular os diferentes sentidos dos utentes. Na Sala Snoezelen, privilegiam-se as luzes, as cores, as texturas, os sons e os aromas para induzir uma sensação de prazer e de relaxamento. Na Sala de Integração Sensorial ajuda-se o utente a organizar as sensações do próprio corpo de forma a produzir respostas apropriadas aos estímulos.

 No primeiro ano de funcionamento realizaram-se 825 sessões nas Salas Snoezelen e de Integração Sensorial. Os utilizadores foram predominantemente crianças e idosos. As crianças e jovens com idades compreendidas entre os seis e os 15 anos totalizaram 44 por cento. A maioria dos utentes – 60 por cento – é do género feminino.

Estes equipamentos municipais resultam de uma parceria com Irmandade da Misericórdia de Albergaria-aVelha, que cedeu o espaço para a sua instalação. As salas são disponibilizadas pelo Município gratuitamente, tanto a instituições do Concelho, como a utentes individuais, que comprovem medicamente a sua utilização.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado a 3 de dezembro, foi instituído em 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. A data tem como principal objetivo promover uma melhor compreensão dos assuntos relativos à deficiência e mobilizar a comunidade para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com necessidades especiais.

___________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário