O projeto Mail Box Buddy, do curso técnico de gestão e programação de sistemas informáticos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede, foi o vencedor do concurso municipal de empreendedorismo que decorreu no auditório do Museu da Pedra, em 23 de março, no âmbito da 4.ª edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).
“Imagine. Create. Succeed” é o slogan desta iniciativa destinada a fomentar o “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, facultando aos jovens do 3.º ciclo e ensino secundário ou profissional a oportunidade de participarem numa experiência real nesta área, de modo a estimular o espírito de iniciativa, a capacidade de cooperação e a criatividade.
Fase de apuramento concelhia teve a participação de cerca de 100 alunos e 7 docentes em representação de quatro escolas, designadamente a EB Marquês de Marialva, a EB/Secundária João Garcia Bacelar, o Centro de Estudos Educativos de Ançã e a Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, cujo projeto, o Mail Box Buddy, irá representar o município na final a disputar em Tábua, nos dias 1 e 2 de abril, em confronto com as ideias vencedoras nos restantes 18 municípios da CIM – Região de Coimbra.
Segundo os seus promotores, o Mail Box Buddy é um parceiro/colega (buddy) que, instalado na caixa de correio, emite alertas sempre que é recebida correspondência. O sistema funciona através de um sensor de movimento e o aviso da chegada de correio pode processar-se pela emissão de sinais de luz ou som, a partir de dispositivos instalados em casa, ou através do envio de um e-mail para um endereço eletrónico pré-definido.
No âmbito do concurso relativo ao 3.º CEB, Cantanhede contou pela primeira vez com participação de dois projetos, um na área da gastronomia, o Sabores da Tocha.com História, da equipa da EB/Secundária João Garcia Bacelar, e o GEOcantanhede, aplicação móvel desenvolvida pela turma 9º A - curso vocacional da EB Marquês de Marialva que consiste num percurso georreferenciado da zona histórica de Cantanhede. Este último irá representar o concelho na final da sua categoria, na I Expo Empresas Júnior, em Mortágua, dia 27 de maio.
Na sessão de entrega de prémios, o vereador com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, sublinhou “a importância da educação para o empreendedorismo no âmbito processo educativo, através desta e de outras iniciativas vocacionadas para a construção de projetos que estimulam os alunos a partilharem experiências, a avaliarem oportunidades, a mobilizarem recursos e a assumirem riscos na concretização de ideias inovadoras”.
O autarca enalteceu o envolvimento dos docentes na orientação dos vários projetos, salientando que “o empenho e dedicação dos alunos foi determinante, pois “todos ganharam, independentemente do facto de o seu projeto ter ou não sido vencedor, já que o mais importante é todo o processo que seguramente proporcionou o desenvolvimento de competências muito úteis e válidas para o futuro”.
Para Pedro Cardoso “este concurso de ideias de negócio promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra constitui pois “uma boa oportunidade para as escolas promoverem junto dos alunos uma cultura favorável à aquisição de conhecimentos e ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores inerentes ao conceito de empreendedorismo, nomeadamente a inovação, criatividade, organização, planeamento, liderança, trabalho em grupo, responsabilidade, visão de futuro, assunção de riscos, resiliência e curiosidade científica, entre outras.”