sábado, 22 de abril de 2017

Manhã de sábado: França tem um problema com o Islão?

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
França volta a ser alvo do terror islamista — a apenas três dias das eleições. O Islão é um problema? Nas mesquitas, repudiam o ato. Nas ruas e nos debates, fala-se de laicidade. Será a solução?
Nos Campos Elísios, onde um terrorista matou um polícia esta quinta-feira, muitos acreditam que Marine Le Pen está mais perto da Presidência depois do atentado. Faltam dois dias para a primeira volta.
Um homem italiano de 41 foi atropelado mortalmente esta madrugada, junto ao Estádio da Luz, na sequência de um confronto entre claques. A PJ está a investigar o homícidio.
Depois do sucesso com as contas para a Liga dos Campeões, onde todos os nossos 5 favoritos chegaram aos quartos de final, decidimos agora dar uma vista de olhos na liga portuguesa.
Quase metade dos golos do Sporting são de Dost, o Benfica não sofre de contra-ataque. Gostam de ter bola, circular e fazem-no mais pela direita. Prepare o dérbi com esta cábula do que vai acontecer.
O ex-ministro-adjunto de Passos Coelho quer que os militantes do PSD debatam as primárias depois das autárquicas. “Debater ideias interessantes não é ser contra ninguém”, disse ao Expresso
Líder do PSD escreve artigo de opinião para a newsletter diária do partido, para dizer que sem medidas extraordinárias, o défice teria sido "claramente superior a 3%". CFP apontou 2,5%.
Meredith Wadman escreveu um livro sobre a história (por vezes controversa) da vacinação. Mas a jornalista da Science garante que as vacinas "protegem dezenas de milhões de pessoas de doenças".
O desastre do Titanic, as bombas atómicas, o fim da II Guerra Mundial e as mortes das celebridades. Como os grandes acontecimentos da História chegaram às capas dos jornais em 51 imagens.
No âmbito da Lisbon Cocktail Week, que começa na sexta-feira, 21 de abril, há 62 criações que voltam a concorrer pelo prémio de Melhor Cocktail de Lisboa. Dia 29 será revelado o vencedor. Conheça-os.
Entre sábado e domingo, vão estar em cena novas formas de ver teatro, clássico relidos como a atualidade exige e títulos infantis que têm tudo para ensinar aos mais crescidos. 

Comer/Ver/Fazer

Entre sábado e domingo, vão estar em cena novas formas de ver teatro, clássico relidos como a atualidade exige e títulos infantis que têm tudo para ensinar aos mais crescidos. 

Pop rock indie, vozes do Brasil clássico em Portugal, mais os portugueses que gostam do Brasil e de outras paisagens distantes. Cinco propostas para ver e ouvir ao vivo. 

A casa Pau-Brasil ocupa, já a partir de sábado, o antigo Entre Tanto, no Príncipe Real. Há 17 marcas de criadores brasileiros para conhecer, desde sabonetes vintage a troncos de árvore onde sentar. 

Inaugura esta quinta-feira um novo conceito de restaurante, bar e loja na Avenida da Liberdade, com o primeiro balcão Ladurée em Portugal. O criador Valentino já lá esteve e o Observador também. 

O filme anti-Frente Nacional do belga Lucas Belvaux é medíocre como cinema e sucumbe muito depressa ao peso de um arsenal de clichés narrativos e políticos. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas. 

Um restaurante italiano não se esgota na massa e pizza. Também é feito de petiscos, saladas e pratos de peixe e carne. O Pasta Non Basta, em Lisboa, dá a provar 50 receitas típicas à janela ou à mesa. 

A antiga Casa Santo António, no Porto, ganhou o nome de Petiscaria e está cheia de novidades. Há petiscos novos e em breve abrirá o restaurante original e dois bares dedicados à cerveja artesanal. 

Portugal é o país com maior consumo de vinho por habitante, sabia? Já agora, no próximo sábado há 200 vinhos de 40 produtores portugueses no Wine Fest 2017 Lisboa. 

Depois da despedida da Oficina de Cozinha, Pedro Limão volta a ter um restaurante onde aplicar todas as suas experiências gastronómicas. Como açorda de cogumelos shiitake com pó de trompetas da morte. 

Opinião

Alberto Gonçalves
Os pasmados são livres de elogiar fervorosamente a zelosa actuação do prof. Marcelo. Mas convinha notar que cada elogio é um atestado de menoridade a Portugal.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Não sei o que seja mais terrível: se estes atentados contra os cristãos do próximo Oriente, que se sucedem a um ritmo acelerado e com efeitos devastadores, se a aparente indiferença do Ocidente.

Rui Ramos
O futuro da União Europeia não se decide na Grécia ou no Reino Unido, mas em França, o novo "homem doente da Europa": é aí que a integração europeia se pode consertar ou quebrar de vez.

José Ribeiro e Castro
A aposta de Sócrates e Portas na Venezuela foi um fracasso que causou prejuízos económicos e financeiros, nos envolveu em operações mal-afamadas e fragilizou o apoio e socorro aos nossos compatriotas

Miguel Tamen
A Loja do Cidadão parece sugerir que a nossa relação com o estado pode ser descrita como uma relação de comércio. Mas isso é dar-lhe um aspecto de primeira necessidade que talvez seja exagerado.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário