terça-feira, 30 de maio de 2017

360º- A história da prancha voadora da Taça (e do seu piloto); os 13 maiores flops da História da inovação; e os gastos de autarcas em ano de eleições

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... morreu o antigo ditador do Panamá, Manuel Antonio NoriegaTinha 93 anos e estava em coma desde março.

Se dúvidas houvesse, eis a prova: há eleitoralismo nas autárquicas. Os presidentes de câmara que estavam impedidos de ir a votos gastaram menos que os reelegíveis. A conclusão de que a limitação de mandatos travou o despesismo é de um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) que
analisou as finanças das autarquias de 160 'dinossauros' em último ano de mandato e comparou-as com as de 148 autarcas que se podiam recandidatar. 

Ainda no tema autárquicas: o caso Selminho/Rui Moreira/Câmara do Porto foi ontem debatido por mais de três horas em Assembleia Geral Extraordinária. No final, a câmara portuense decidiu não rasgar o acordo com a empresa da família do presidente. Moreira lamentou a “campanha suja".

Os colégios com contrato de associação vão perder apoios para mais 268 turmas. Segundo o Diário de Notícias, este corte vale uma poupança de cerca de 21,5 milhões de euros.

O Reino Unido assistiu ao primeiro debate/entrevistas antes das legislativas antecipadas de dia 8. Mas Theresa May e Jeremy Corbin quase não se confrontaram entre perguntas do público e dos moderadores. Em dez parágrafos de resumo, sobressaem duas palavras: terrorismo e Brexit. Nas análises, o The Guardian diz que ambos sairam ilesos; mas a BBC diz que foi duro.

Em Espanha, o governo regional da Catalunha quer avançar unilateralmente para o referendo à independência. Ontem falharam as negociações políticas -- apesar da união PP/PSOE, com Sánchez a apoiar Rajoy. O El Español revela hoje detalhes do plano de Puigdmont, que inclui agitar as ruas. 

Outra informação relevante

Ninguém fala de outra coisa: afinal que geringonça era aquela que levou a bola na final da Taça? E quem a pilotava? O Pedro Castro falou com Alexandru Duru, o engenheiro canadiano de 32 anos que ia em cima do hoverboard, uma espécie de prancha flutuante ou voadora que parece ter saído do filme "Regresso ao Futuro".
O outro lado da tecnologia são os falhanços. E são tantos que a Suécia criou um museu para os exibir. O Edgar Caetano, o Pedro Esteves e o João Cândido da Silva anteciparam-se à abertura (que é só no próximo mês) e fizeram a lista dos 13 maiores 'flops' da História da inovação (apesar do número, foi muito mais que uma questão de azar).

Na política internacional, destaque para o encontro entre Emmanuel Macron e Vladimir Putin em Versailles. O presidente francês fez avisos sobre a questão síria. O líder russo aceitou discutir a questão da Ucrânia e negou tentativas de influenciar as eleições francesas

Putin que foi ontem apontado por John McCain comouma ameaça mais perigosa para os EUA que os Estado Islâmico. Já da Alemanha vieram mais críticas para Trump: depois de Merkel, o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão acusa-o de estar a colocar a paz da Europa em risco.

É oficial: José Eduardo dos Santos está doenteAngola confirmou-o ontem. O presidente angolano regressou entretanto a casa depois de 28 dias em tratamento em Barcelona.


A boa notícia do dia por cá: os casos de VIH e de tuberculose voltaram a baixar em 2016No VIH, o valor é mesmo o mais baixo desde o início dos anos 90. Os números apenas têm subido nos casais do sexo masculino.

E a má nova de segunda-feira: os custos com as PPP subiram 12% no ano passadoSão já 1.703 milhões, o valor mais alto dos últimos cinco anos.

Confirmou-se: o novo treinador do Barcelona é Ernesto Valverde. E confirmou-se outra vez: tal como Pep Guardiola e Luiz Enrique, também ele sofreu as influências (e inspirações) de Cruijff.

É mais um degrau para baixo na vida daquele que já foi o melhor jogador de golfe do mundoTiger Woods foi preso por conduzir embriagado. O golfista nega: diz que não tinha bebido álcool e foi apenas uma reação inesperada a medicamentos que tem de tomar.

Os nossos especiais

O que nos diz a história de 100 anos da Bolsa de Lisboa?O David Almas falou com os três investigadores que estiveram quase quatro anos a analisar o mercado acionista português. Conclusão: a bolsa de Lisboa rendeu mais de 13.000.000% desde 1900, ou seja, perto de 11% por ano.

A nossa opinião

Notícias surpreendentes
É hoje, é hoje! A temporada 5 da série (já de culto) House of Cards estreia na Netflix e na TV Series (00h00). E agora, como é? Frank Underwood vai continuar como presidente dos EUA, vai 'cair' nos primeiros episódios e passar o poder a Claire, a sua mulher e vice, ou o casal vai deixar a Casa Branca e minar o poder por fora

Pode-se evitar a prisão por se ser inteligente? O caso da estudante de Oxford Lavinia Woodward prova que sim. Numa noite, com álcool e drogas à mistura, agrediu o namorado e esfaqueou-o na perna. Como é uma mente brilhante e promissora, o juiz admite poupá-la à prisão.  

Há mais uma estrela mundial apaixonada por Lisboa. Depois de Madonna, Michael Fassbender e Monica Bellucci, é a vez da actriz Kate Walsh, das séries "Anatomia de Grey" e "Clínica Privada".

Por falar em estrelas, foram muitas as que desfilaram classe na passadeira vermelha de Cannesuma delas Sara Sampaio. Mas também houve falhas clamorosas na escolha da roupa e quem se limitasse a ignorar o dress code.

E por falar em Lisboa, termino com um desafio: será que reconhece esta Lisboa dos anos 40? Tem 49 tentativas (em fotos) de igrejas que já foram destruídas, ruas que já não se reconhecem e locais que mudaram radicalmente. Mas, como mostra a Marta Leite Ferreira, era assim a capital durante o Estado Novo.


No Observador recordamos a História, noticiamos o presente e reflectimos sobre o futuro. Gostava que se juntasse a nós ou que continuasse connosco

Tenha uma boa terça-feira, feliz e produtiva

Hoje, a  partir das 18h00, recomendo-lhe que não perca mais uma "Conversa" da série "Observamos Mais", uma parceria do Observador e do Banco Popular. José Manuel Fernandes modera o debate sobre o tema "Mais Tempo", com transmissão direta no nosso site.
 

 
7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário