sábado, 14 de outubro de 2017

Várias estradas condicionadas nos Açores devido ao agravamento do estado do tempo

Resultado de imagem para Várias estradas condicionadas nos Açores devido ao agravamento do estado do tempo
O Governo dos Açores vai condicionar hoje a circulação rodoviária em vários troços de estrada nas ilhas de São Miguel e Santa Maria devido ao "agravamento significativo do estado do tempo no arquipélago".
Assim, a partir das 12:00 de hoje até às 10:00 de domingo (mais uma hora em Lisboa), na ilha de São Miguel está condicionado o troço regional entre a entrada nascente e a entrada poente das Feteiras, no concelho de Ponta Delgada, sendo a alternativa a estrada municipal, refere o Governo Regional em comunicado.
As vias de acesso à Lagoa do Fogo/Caldeiras (Ribeira Grande e Lagoa) e Tronqueira (Povoação e Nordeste) estão também condicionados.

Acrescem os troços regionais entre a Achadinha e a Achada, entre a Feteira Grande e a Algarvia, e entre a Pedreira e Água Retorta, no concelho do Nordeste.
Nestes casos as alternativas passam pela SCUT ou por estrada municipal.
Em Santa Maria, estão condicionados os acessos à Maia e São Lourenço.
"Estes troços estarão sinalizados e deverão apenas ser utilizados por moradores ou em caso de extrema necessidade", pede o Governo Regional.
O centro do furacão Ophelia deverá estar às 18:00 de hoje a 155 quilómetros de Santa Maria, nos Açores, mas já em categoria 1 (a mais baixa), anunciou Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA colocou, entretanto, as sete ilhas dos grupos oriental e central sob aviso vermelho devido à possibilidade de chuva forte.
Em São Miguel e Santa Maria (grupo oriental) o aviso vermelho vigora entre as 18:00 e as 24:00. Este é antecedido de um aviso laranja também para chuva a partir das 12:00 e por um amarelo até esta hora.
Nestas duas ilhas vigora também aviso laranja para vento (entre as 12:00 de hoje e as 06:00 de domingo) e amarelo para agitação marítima, no mesmo período, e, ainda, de trovoada ao longo da tarde e noite.
No grupo central, ilhas do Pico, Faial, São Jorge, Terceira e Graciosa, o aviso vermelho vigora entre as 12:00 e as 18:00 para chuva forte, mas antes está sob aviso laranja. Há ainda aviso amarelo para trovoada.
O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de quatro e representa uma situação meteorológica de risco extremo. O aviso laranja é o segundo da escala e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo é o terceiro da escala e revela uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário