segunda-feira, 13 de novembro de 2017

360º - Sócrates. O que o blogger e o ghostwriter disseram à Justiça (também em 2 episódios de Sim, sr. procurador); e as novidades do Panteãogate

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... no caso do Webdinner creepy ou Panteãogate, a CMTV foi desenterrar um evento no Panteão organizado pelo Turismo de Lisboa quando António Costa era presidente da Câmara e, por inerência, presidente daquele instituição. Mas Costa nega ter tido conhecimento e o Turismo de Lisboa confirma que não o informou.

Apesar da polémica não parar de crescer, ainda não há demissões e o único pedido de desculpas continua a ser o de Paddy Cosgrave, o responsável máximo da Web Summit, que tinha o jantar inscrito na agenda do evento

Se ainda não viu as imagens do famoso repasto da elite do Web Summit elas estão aqui, assim como o vídeo onde Paddy Cosgrave diz que falou com o ministro sobre o jantar, mas não diz qual ministro. Jantar que não foi o único: a empresa pública NAV organizou lá um evento em outubro; e em 2013, no tempo do anterior Governo, um jantar de empresa também decorreu naquele espaço. Ao todo, já terão sido mais dez os acontecimentos do género, contabilizou o Público.

Vamos agora a uma breve passagem pelo resto dos temas da manhã:

Um sismo de 7.3 na escala de Richter no Iraque, junto à fronteira com o Irão, fez mais de 300 mortos. Não há vítimas entre as tropas portuguesas estacionadas na região.



Outra informação importante 
O Observador continua a revelar os interrogatórios feitos na investigação ao caso José Sócrates. Hoje contamos o que António Costa Peixoto e Domingos Farinha, o blogger e o ghostwriter do ex-primeiro-ministro, disseram à Justiça (garanto-lhe que vai querer ler). A defesa do homem que defendia Sócrates nas redes e a do professor que lhe escreveu o livro deram também mais dois episódios da nossa mini-série "Sim, sr. procurador" (também lhe garanto que vai gostar de ver).

No fim de semana publicámos o interrogatório a Armando Vara e à sua filha Bárbara. Foi sobretudo um "dessa questão não falo", que pode ouvir também neste "Sim, sr. procurador" com o pai e neste com a filha.

O caso José Sócrates conheceu aliás mais uma revelação surpreendente. A de que foi um empréstimo de Pinto Balsemão que ajudou a pagar as despesas do monte alentejano da ex-mulher de Sócrates, Sofia Fava.

No surto de legionela, são atualmente 46 os casos diagnosticados. O número de mortos é de quatro e oito doentes já tiveram alta.

Quanto à seca, anote os alertas do secretário de Estado Carlos Martins em entrevista à Ana Suspiro: “Para repor os níveis de água precisaríamos de um ano com chuva acima da média”.

Do fim de semana fica ainda mais uma amostra dos afectos de Marcelo, que passou a noite com sem-abrigo de Lisboa.

mais polémicas de Trump, que chamou "gordo e baixinho" a Kim Jong-un e disse acreditar tanto em Putin como no FBI. Hoje encontra-se com o polémico presidente das Filipinas.

Na Catalunha, milhares de pessoas sairam à rua para pedir a libertação dos independentistas, mas as sondagens dizem que já acreditam menos na independência. Rajoy pediu à "maioria silenciosa" que vá votar dia 21.

Na Polónia, a festa de uma outra independência ficou marcada por uma marcha de 60 mil nacionalistas. Os White Europe usaram frases xenófobas e slogans nazis.


Os nossos especiais

Queria ser escritora, mas ficou conhecida pela única coisa que não podia controlar: ser filha de Estaline. Como foi a vida extraordinária de Svetlana Alliluyeva, a filha de Estaline, contada numa entrevista à Rita Cipriano pela biógrafa canadiana Rosemary Sullivan.
 
Outra entrevista reveladora: a do ex-segurança da noite Marlon Queiroz. À Sónia Simões ele revela episódios brutais e diz que "as imagens do Urban não são nada em relação aquela selvajaria". "Resolvemos coisas mais rápido que polícias. É só deixar alguém pendurado ao contrário na Serra de Sintra...", diz.

Não menos surpreendente é a história de Cristiana Kopke, a quase estrela pop dos anos 80 em Portugal. O Pedro Paulos lembra como a assistente de Thilo Krassman e letrista para artistas como as Doce ou Dina era uma voz promissora da pop em Portugal, mas só lançou um álbum em 1982 e depois desapareceu.

A nossa opinião

Notícias surpreendentes
Nada mais surpreendente do que aparecer de roupão de banho e toalha na cabeça numa gala, mas foi o que fez a anfitriã Rita Ora nos prémios europeus da MTV onde o decote de Rita Pereira também deu nas vistas. Quanto a prémios, o grande vencedor da noite foi o cantor canadiano de origem portuguesa Shawn Mendes.

Parabéns a Cristiano Ronaldo, que foi pai pela quarta vez e partilhou o momento com uma foto nas redes sociaisAlana Martina está nos braços da mãe, perante o deslumbre de Ronaldo e do mano mais velho, Cristianinho

60 anos depois da edição original, começou a ser publicada em Portugal a Bíblia dos libertários, neo-cons e alt-righters americanos. O José Carlos Fernandes conta tudo sobre a "A revolta de Atlas", de Ayn Rand

Termino com grande fotos: são algumas das favoritas do júri do novo concurso da National GeographicA esta que escolhi como exemplo o autor chama Fast Food.

Espero que não perca o apetite para o almoço e aproveite as leituras matinais que lhe deixei. Depois, pode voltar ao Observador para se manter sempre atualizado

Boa segunda feira, boa semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário