domingo, 12 de novembro de 2017

Eu, Psicóloga | Por que chegar cedo ou atrasado diz mais sobre sua personalidade do que você pensa




Você pode achar que aquele colega que sempre chega atrasado ao trabalho seja simplesmente mal-educado. Mas o problema tem mais a ver a com a psicologia do que com modos. Ao menos é o que diz a ciência.

Ninguém gosta de esperar, mas é muito comum que em um grupo de amigos sempre existam dois tipos de pessoas: os que esperam e os que se atrasam. A falta de pontualidade é muito mal vista na cultura ocidental, especialmente no campo profissional, mas cientistas afirmam que aqueles que chegam tarde de maneira crônica não o fazem de propósito – eles podem, na verdade, ter um problema.

Alguns pesquisadores acreditam que chegar cedo ou tarde seja um comportamento psicológico com origem em alguma parte do cérebro, mas, segundo alguns especialistas, é algo que também demonstra traços de personalidade.

Os atrasados

Em uma entrevista recente à BBC, o psicólogo social e escritor britânico Oliver Burkman afirmou que os que chegam tarde são pessoas controladoras.

"Querem estar no controle da situação, ser o centro das atenções ao chegar", disse. Segundo Burkman, "longe de ser um sinal de arrogância e despotismo, leve em consideração que há pessoas acostumadas a ter suas vontades realizadas desde pequenas, devemos ser mais empáticos".

Mas outros estudos científicos citam outros motivos, como a falácia do planejamento. Uma pesquisa do Departamento de Sociologia da Universidade de San Diego (Estados Unidos) afirma que as pessoas que sempre chegam tarde são mais otimistas com o tempo que têm para realizar uma tarefa.

Nesse sentido, Diana DeLonzor, especialista em administração de tempo, disse ao jornal americano The New York Times que há dois tipos de pessoas que estão sempre atrasadas: 

Os acelerados: aquelas pessoas que gostam da adrenalina de deixar tudo para a última hora.
Os produtores: são os otimistas que acreditam poder fazer muito mais do que podem em certo prazo.

Delonzor acredita que as pessoas que chegam tarde também compartilham algumas características: são positivas e criativas, mas também pouco realistas.

Os pontuais

Para a especialista, quem sempre chega na hora simplesmente tem mais autocontrole e melhor percepção do tempo. "São mais cautelosos e frequentemente se imaginam nos piores cenários, por isso precisam de tempo suficiente para solucionar os problemas que possam aparecer."

Essas pessoas também tendem a procrastinar menos. Ou seja: não adiam as coisas. Em entrevista à BBC, o psicólogo Oliver Burkman também apontou alguns traços negativos de ser excessivamente pontual.

"Às vezes, chegar muito cedo demonstra uma preocupação excessiva e uma vontade de querer agradar os demais."

Ele lembra que as pessoas que chegam excessivamente cedo a um encontro muitas vezes se irritam por ter de esperar muito, mas recomenda "não culpar os demais por você ter chegado meia hora antes do combinado".

Especialistas em recursos humanos concordam que pontualidade é um fator importante na esfera profissional e custa dinheiro às empresas, embora alguns estudos sobre produtividade falem dos benefícios que as companhias podem ter com uma maior flexibilidade.

4 conselhos para ser mais pontual:

Se chegar tarde o preocupa ou você está cansado de ouvir reclamações no trabalho ou em seu grupo de amigos, aqui estão quatro dicas de Delonzor para tentar ser pontual.

Tenha uma estratégia: proponha-se a trabalhar em uma tarefa um pouquinho todos os dias.

Calcule o tempo que suas atividades demandam, assim você será mais realista em relação ao tempo que leva para realizá-las.

Chegue antes, não na hora: se você planejar chegar exatamente na hora, provavelmente chegará tarde - então, tente chegar com antecedência.
Aproveite a espera: não é tão ruim - leve uma revista ou livro e leia algo. Ou simplesmente pense e reflita.

Angariação de donativos

Apelos de ajuda chega-nos de diversos pontos do País... os apoios financeiros escasseiam. O material para a divulgação custa dinheiro, as chamadas idem. Não conseguimos fazer face aos compromissos com elogios, louvores de circunstância. Quem nos puder ajudar que o faça de coração aberto, solidário na certeza que será bem investido.
O Mapa de Brigadas para 2018 pode ser arquivado a partir do site www.adasca.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário