domingo, 11 de março de 2018

À Lupa | INJUSTO


Se tivermos que fazer uma valorização moral do mundo actual, numa só palavra, não encontraremos outra mais apropriada e determinante que: INJUSTO.

Como disse Montesquieu: “Uma injustiça feita a um só é uma ameaça para todos”.

Se fizéssemos uma lista de injustiças gravíssimas, causadoras de maiores danos à humanidade que deu origem a muitas guerras, seria interminável e de partir o coração, devido à impunidade que têm estes crimes, cometidos por mãos invisíveis ou intocáveis.

O melhor que podemos fazer, diante da escalada mundial de injustiças, se somos inocentes é pensar como Pitágoras, que disse: “Consola-te por suportares as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las”. As pessoas terão a noção dos danos que seus actos provocam?

Depois de meditar durante algum tempo, sobre o significado da palavra “justiça”, cheguei a uma simples mas, creio que sabia conclusão, para a definir: Justiça é: “Nem mais nem menos”. O JUSTO.

Joubert legou-nos o seguinte dito: “A justiça é a verdade em acção”.

Aproprio-me nesta ocasião do dito de Wesley. “Faz todo o bem que possas, por todos os meios que possas, em todos os lugares que possas, a todas as pessoas que possas, todo o tempo que possas”.

Aplicando este brilhante pensamento à missão que me dediquei vai em breve para 12 anos ininterruptamente a titulo voluntarioso, de recompensa recebi traições e ingratidão servidas de bandeja.

Sim, o meu coração sangrou e continua a sangrar porque as traições surgiram de pessoas e instituições de onde menos esperava. As tais que apregoam a aproximação, respeito, colaboração mutua, diálogo, solidariedade sanguínea etc. Pura verborreia, sendo classificado pela Psicopatologia como grande “necessidade interna e compulsiva para falar muito; atributo da pessoa que fala muito, de modo descomedida e compulsiva, na sequência de determinadas neuroses e psicoses; logomania. (Etm. latim: verbu (palavra); do grego: rhoía (fluxo)”.

Falam de tudo pela frente, e por detrás praticam o seu contrário, apresentam-se com vozes angélicas, de forma a levar melhor água ao seu moinho. O mundo está habitado por personagens destas, manipuladoras, enganadoras, vaidosas, de roupagens vistosas. Basta estar atento ás noticias na imprensa escrita. A desonestidade tem aumentado em proporções alarmantes, na nossa sociedade. A doença da desonestidade invade todas as profissões e a sua disseminação pela nossa sociedade mostra-se alarmante até para os mais apáticos. Já nada nem ninguém a consegue estagnar.

Os escândalos no mundo desportivo chocaram a nação, ao saber-se que figuras relevantes estão supostamente envolvidas em práticas desonestas. A decadência moral e espiritual com que lidamos hoje torna-se evidente ao virarmos qualquer página dos jornais diários, mesmo os mais citadinos. Vivemos numa época na qual os valores antigos são rejeitados e o sentido de significado e propósito desapareceu da vida de muita gente.

Recordo uma declaração feita por Tennessee Williams, um dos dramaturgos mais lidos da nossa época: «Temos pouca convicção da nossa dignidade íntima, ou mesmo da nossa decência íntima».
Não é possível tapar o sol com uma peneira, vivemos num mundo INJUSTO, onde se pratica todo o tipo de injustiças, praticadas por agentes bem intencionados, os mesmos que reclamam um mundo melhor, a não ser que seja um mundo exclusivo: só para eles.

Séneca sentenciou este assunto com esta frase:”A maior compensa de uma boa acção é tê-la feito”, nem que o seu sabor final seja igual a acre, acrescento eu.

INJUSTO é assistir a um aproveitamento ilícito de certas pessoas de Aveiro que nada fizeram na defesa dos dadores de sangue, e agora com a protecção do CST de Coimbra.

Também é verdade que existem dadores de sangue que têm tanto de solidários como de ingratos, não distinguem quem sempre esteve do seu lado. Lamentavelmente é o que temos! DÓI.


O empenhamento em dividir para reinar não tem limites, vale de tudo e por todos os meios, ainda são recompensados com ordenados no final de cada mês.

Se a boca fala do que o coração está cheio, então o meu está profundamente amargurado. Há objectivamente razões para sentir tal sofrimento.

O trabalho feito por outros é sempre mais fácil para os oportunistas, é só colher o fruto alheio e esfregar as mãos de satisfação.

O que fazer em um mundo pessimista, hipócrita e injusto? Talvez dar o primeiro passo para a mudança interior. O mundo é aquilo o que nós fizemos dele” KEBS.

Não me infernizem mais, respeitem a minha missão que visa uma sociedade mais justa e solidária em prol dos necessitados de componentes sanguíneos.

Quem sabe se um dia os danos morais e outros vão ser reparados.

J. Carlos
Director


Clicar na imagem para ampliar o cartaz.

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro



Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário