terça-feira, 24 de julho de 2018

360º - Fogo descontrolado na Grécia. Os ministros que não sabem preencher declarações de rendimentos. SEF deve deter crianças ou separá-las dos pais?

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Os fogos estão descontrolados na Grécia. Os incêndios, alguns perto de Atenas, provocaram pelo menos 50 mortos e mais de 150 feridos. Muitas das vítimas mortais ficaram encurraladas numa estância balnear.

O jornal grego Ekathimerini conta que 26 corpos foram encontrados juntos, entre duas casas, depois de as pessoas terem fugido de uma praia.

A Suécia também está a ter problemas com os fogos. E pediu ajuda internacional. Hoje, partem dois aviões anfíbios portugueses para ajudar.


Mais informação importante

O ministro da Administração Interna ordenou um inquérito ao centro do SEF no aeroporto de Lisboa onde ficam retidas crianças filhas de requerentes de asilo. Eduardo Cabrita quer "um relatório urgente".

O assunto mobilizou políticos de esquerda e de direita nos últimos dias, mas o problema é quando um jornalista lhes pergunta: como se resolve? Na prática, é melhor deter as crianças junto dos pais ou separar as famílias? Aí, como percebeu a Ana Kotowicz, deixa de haver soluções perfeitas. Só hesitações, recuos e especulações.

É uma verdade com a qual é difícil lidar: há políticos que, apesar de serem suficientemente competentes para serem escolhidos para o cargo de ministros não sabem preencher uma simples declaração de rendimentos. O Observador foi ler todos os documentos entregues pelos actuais governantes ao Tribunal Constitucional e descobriu que dez admitem "lapsos". Vão desde a conta bancária dos pais ao cargo que afinal era exercido pela mulher.

A portuguesa Margarida Carvalho escreveu a melhor tese de doutoramento da Europa. É um feito inédito. A investigadora aplica a teoria dos jogos à troca de rins entre hospitais.

Para quem está ansioso à espera de respostas, já há correcções dos exames de História A do 12.º ano, de Matemática do 9.º ano e de Geometria Descritiva do 11.º ano.

O Presidente da República vai receber o grão-mestre do Grande Oriente Lusitano. O encontro acontece ao fim de dez meses e de uma polémica.

A Glovo fechou uma  ronda de investimento de 115 milhões de euros. Presente em 17 países, a plataforma de entrega de comida e outros produtos quer contratar 100 engenheiros para otimizar a tecnologia.

Espanha já tem o seu Miguel Relvas. O novo líder do PP, Pablo Casado, diz que tem um mestrado em Direito Público, mas a universidade não consegue encontrar documentos que comprovem que ele efectivamente concluiu quatro das cadeiras. Fontes próximas de Casado garantem que está tudo bem.

O governo espanhol também tem o seu pequeno escândalo, não é só a oposição. O primeiro-ministro Pedro Sánchez teve uma reunião de 45 minutos em Valência e depois foi a um concerto dos The Killers. O socialista está a ser acusado de usar o avião oficial para se divertir.

Em França, a tese da cabala também é usada pelo poder político quando a justiça entra em ação. O chefe da segurança de Macron diz que a investigação contra si pretende atingir o Presidente da República e que ele é apenas um alvo de "uso mediático".

Os testes médicos na Juventus revelam que Ronaldo tem 20 anos a nível físico. Os detalhes dos exames foram revelados por um comentador desportivo e são impressionantes.

A Juve Leo deve 1 milhão de euros à SAD do Sporting, segundo o CM. O valor estará relacionado com bilhetes para assistir aos jogos.


Os nossos Especiais
 
“Separar o Estado e a Igreja é esquizofrénico.” A declaração, polémica, é do cardeal Peter Turkson, que foi um dos nomes mais falados para suceder a Bento XVI em 2013 e é hoje uma peça central na reforma da Igreja de Francisco. Esteve em Portugal e falou ao Observador.


A nossa Opinião

Eu pergunto porque é que José Sócrates não defende os Hells Angels e os suspeitos de Alcochete: "Sócrates só se preocupa com a investigação aos crimes que usam colarinho branco? Para ser levado a sério como defensor dos oprimidos da Justiça, além de Pinho também devia defender os Hells Angels".

Paulo de Almeida Sande escreve "Crónica de Verão: acantologia da minha avó": "São 'baboseiras', palavras vulgares, lugares-comuns (isto é, comuns no tempo da minha avó que viveu ainda a 1ª República) contra os cânones e em nome de sentimentos nobres que já quase não valorizamos".

Mariana Melo Egídio escreve "Responsabilidade (sem ninguém) ao volante": "Estimativas apontam para que em 2040 circulem nas estradas 33 milhões de veículos autónomos. Portugal está prestes a arrancar com testes, mas há questões jurídicas que é preciso esclarecer".


Notícias surpreendentes

“A Sara é tudo o que eu não sou.” Uma colega de faculdade de Sara Carbonero escreveu sobre o percurso de vida da modelo e jornalista e admitiu invejar aquilo que a mulher de Iker Casillas conseguiu. "A sério, como é que ela fez para conseguir tudo?"

Shonda Rhimes (criadora de "Anatomia de Grey") e a Netflix estão a trabalhar em oito séries, que vão da Casa Branca à migração de afro-americanos.

São as melhores fotografias aéreas tiradas em 101 países. A competição Drone Awards premiou as imagens mais impressionantes tiradas do ar em 2018 e vemos animais, florestas, desertos, pessoas, ruas, prédios e carros.

Uma empresa neozelandesa decidiu fazer um teste sedutor: reduzir a semana de trabalho para apenas quatro dias. Houve quebras na produtividade? Parece que não, antes pelo contrário: "A produtividade subiu e os níveis de stress desceram". Vamos a isso?

A acabar, uma óptima notícia: o Observador voltou a receber um financiamento da Google com um novo projeto. O Observador quer repensar o processo noticioso para produzir conteúdo áudio disponível em todas as plataformas.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário