terça-feira, 24 de julho de 2018

Startups - Quem é que aqui sofre do síndrome do impostor?

Foto do autor

Startups

Por Ana Pimentel, Editora de Tecnologia e Startups
Lolly Daskal escreveu um livro que põe os dois pés naquelas que são as falhas e fraquezas dos líderes. Desconstruindo de uma forma muito simples isto que é gerir pessoas e organizações, a coach norte-americana — que já foi considerada a mulher mais inspiradora do mundo pelo Huffington Post — explicou-me na Skype call que tivemos porque é que no caminho para a excelência é mais importante falarmos das sombras do que das luzes: é preciso conhecermos de forma profunda as nossas fraquezas para podermos elevá-las. “A vulnerabilidade é a nova força”, disse-me — deixando cair por terra o mito dos líderes austeros, inflexíveis, distantes e frios que se tendem a colar às fórmulas de sucesso em várias áreas.
Quando faço estas entrevistas e me sento aqui para vos escrever, penso sempre na aplicabilidade que isto tem na nossa/vossa vida. Neste caso foi muito fácil, porque os conselhos da Lolly — que já anda há 30 anos a estudar os comportamentos das pessoas — servem-nos a todos, sejamos nós o que formos — empreendedores, jornalistas, sapateiros, engenheiros, investigadores, médicos, artistas, professores, etc –, tenhamos ou não cargos de chefia. No limite, somos todos responsáveis por este pequeno grande negócio que é a vida. Queremos todos obter o maior retorno possível das nossas operações diárias, chegar ao final do dia com o saldo da felicidade positivo e ter a certeza que conseguimos reunir a nossa melhor equipa — aquela que faça chuva ou faça sol nos permite adormecer descansados.
Num mundo cada vez mais ditado pelo imediatismo e pela rapidez — do qual a tecnologia é tão aliada como culpada — nunca foi tão urgente repensar a forma como nos gerimos, como gerimos as adversidades e os outros, mas sobretudo como nos gerimos a nós próprios. Todos os dias somos desafiados, aliciados e atormentados pelas inúmeras possibilidades que a Internet nos dá e todos os dias temos um pack de sete virtudes que podemos utilizar para lhes responder, explicou-me a Lolly. São elas a autoconfiança, intuição, honestidade, coragem, integridade, segurança e lealdade.
Eu percebo o Huffington Post. Desde que conversei com a Lolly que não há dia em que não pense em tudo o que ela disse. Podia levantar mais o véu (digo-vos só que a conversa mete segredos, pessoas desconfiadas e muitas más notícias), mas não teria piada e a malta vive dos pageviews, vocês sabem. Está aqui para lerem agora, logo à noite ou nas férias. Por falar em férias… Sabem quem é que já está em contagem decrescente, não sabem? Eu e esta newsletter :)
Nas próximas semanas não nos vamos ver, mas as notícias vão continuar todasaqui, prometo. Faça chuva ou faça sol. Até breve!

PITCH

FotografiaFUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Gulbenkian investe pela primeira vez numa startup

A entrada no capital social da MAZE faz parte do plano estratégico de inovação social que a Fundação Gulbenkian está a desenvolver e através do qual pretende investir dez milhões de euros.
FotografiaSTARTUPS

Glovo fecha investimento de 115 milhões de euros

Presente em 17 países, a plataforma de entrega de comida e outros produtos quer contratar 100 engenheiros para otimizar a tecnologia. Niall Wass é o novo presidente do conselho de administração.
FotografiaFACEBOOK

"Vai ser impossível ter os nossos dados de volta" /premium

Brittany Kaiser, ex-diretora e denunciante do caso Cambridge Analytica, explicou ao Observador porque é que quem utiliza tecnologia não vai conseguir ter a sua privacidade de volta.
FotografiaGOOGLE

Observador volta a vencer financiamento da Google

O Observador foi um dos escolhidos para integrar a Digital News Initiative, com o projeto "Into the Voice". Na totalidade, os projetos portugueses vão receber 1,418 milhões de euros.
FotografiaGOOGLE

Google recebe multa de 4300 milhões

A Comissão Europeia aplicou esta quarta-feira uma coima de 4300 milhões de euros à Google, por abuso de posição dominante na disponibilização do sistema operativo Android. Google diz que vai recorrer.
FotografiaSTARTUPS

Farfetch compra empresa chinesa CuriosityChina

A plataforma líder para a moda de luxo lançado por José Neves comprou a CuriosityChina para reforçar a área de negócio Black & White e permiti às marcas parceiras um ponto de entrada na China.
FotografiaFACEBOOK

Zuckerberg explica declarações sobre o Holocausto

Zuckerber viu-se forçado a clarificar a sua posição pessoal sobre a negação do Holocausto, depois de dizer que o Facebook não deve apagar publicações de utilizadores que o neguem.

ENTREVISTA

FotografiaNEGÓCIOS

"99% dos líderes sofrem do síndrome do impostor" /premium

Trinta anos de "coaching" empresarial fizeram de Lolly Daskal a mulher mais inspiradora do mundo para o Huffington Post. Com o Observador, conversou sobre o seu novo livro, "Porque falham os líderes".
Estimativas apontam para que em 2040 circulem nas estradas 33 milhões de veículos autónomos. Portugal está prestes a arrancar com testes, mas há questões jurídicas que é preciso esclarecer.

RADAR GLOBAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário