sábado, 20 de outubro de 2018

Manhã de sábado: "Miúdos com menos tempo ao ar livre que reclusos" /premium

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
PAIS E FILHOS 
Crianças agarradas aos ecrãs, fechadas em salas, com agendas preenchidas e pouco tempo para estar com os pais. No seu novo livro, Pedro Stretch faz uma análise aos desafios desta geração.
ORÇAMENTO DO ESTADO 
O Orçamento para 2019 dá os primeiros sinais de que se está a esgotar a margem para reduzir o défice público e, ao mesmo tempo, distribuir mais dinheiro por todos. Ensaio de Helena Garrido.
SAÚDE 
Jorge Simões, marido de Marta Temido, renunciou ao cargo invocando "motivos pessoais". Gabinete da ministra afirma que o Conselho Nacional continua a funcionar com presidência em substituição.
ENERGIA RENOVÁVEL 
Um projeto inovador para produzir energia eólica em águas profundas. O Windfloat trouxe à sede da EDP o novo secretário de Estado da energia e o ministro com uma viragem na discurso sobre o setor.
PSP 
MAI determinou a abertura de um inquérito às circunstâncias em que ocorreu a fuga de 3 homens do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto e sobre a divulgação de fotografias das suas detenções.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO 
A imprensa estatal da Arábia Saudita afirma que Jamal Khashoggi morreu na sequência de troca de murros com homens com quem se ia encontrar no consulado. 18 sauditas terão sido detidos.
ELEIÇÕES NO BRASIL 
O Partido Democrático Trabalhista entregou um recurso no Tribunal Superior Eleitoral brasileiro a pedir a anulação da primeira volta das eleições presidenciais no país.
ELEIÇÕES NO BRASIL 
O PSL, o partido do candidato Jair Bolsonaro, teve 70,7 por centos das publicações feitas no Twitter identificadas como feitas por máquinas.
PORTUGAL FASHION 
Cinco anos fechada para obras e, agora, o regresso. Maria Gambina voltou à moda com "Construção", num dia em que brilharam muitos outros nomes da moda nacional, com ou sem lantejoulas.
STREET STYLE 
Ao segundo dia, o Porto finalmente exibiu as suas verdadeiras cores. Depois de um arranque tímido, o público do Portugal Fashion deu tudo no styling e até vestiu criadores nacionais.
MÚSICA 
Ângelo César é o Manda Chuva, mas às vezes gostava de não ser. Tem um novo álbum, "A Vida Continua...", mas nesta entrevista também fala do passado, do hip hop, da família e de racismo em Portugal.

Opinião

Filomena Martins
Para quem faz da descentralização uma bandeira, ignorar uma catástrofe no centro do país revela além da insensibilidade genética outra verdade: que tudo são promessas lançadas (literalmente) ao vento.
Sebastião Bugalho
Aquilo que Daniel Oliveira critica em Bolsonaro e Ventura – o radicalismo, o ostracizar do outro, os ataques pessoais – é bastante similar ao modo como a esquerda lidou com o anterior governo.
Luís Reis
Quero ver Costa por cima de tudo e todos – uma vaca voadora a pairar sobre o país. E, nessa altura, veremos quem lhe fura o balão de ar e o faz aterrar na dura realidade que todos teremos de viver.
Teresa Cunha Pinto
Deparamo-nos com uma sociedade que vê desaparecer, a cada dia, aquilo que construiu ao longo de muitos anos, a inversão dos valores é avassaladora o que só acontece porque se coloca tudo no mesmo saco
José Crespo de Carvalho
Verificar-se-á um gap de 40% entre o abastecimento global e as necessidades de procura de água até ao ano 2030. A oferta de água será, então, claramente insuficiente. Que devemos então fazer?
MAGG

Fábio Martins
A cantora esteve nos estúdios da Sic esta sexta-feira, 19 de outubro, a explicar algumas das situações em que se viu envolvida.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário