terça-feira, 24 de setembro de 2019

Livros | Lançamento do livro Rios de Portugal. Comunidades, Processos e Alterações

Para celebrar o Dia Mundial dos Rios, na próxima sexta-feira, 27 de setembro, vai ser lançado o livro Rios de Portugal. Comunidades, Processos e Alterações, com capítulos da autoria de 64 cientistas de todo o país.

A cerimónia tem lugar no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, pelas 17 horas, com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde.

Editada por Maria João Feio e Verónica Ferreira, investigadoras do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a obra reúne toda a informação disponível sobre os rios portugueses e pretende promover uma consciência ecológica que reconheça a diversidade de ambientes e organismos dos sistemas ribeirinhos de Portugal e os impactos que as populações humanas têm sobre estes.

O Livro está dividido em 17 capítulos e aborda várias temáticas, desde a hidrologia e os sedimentos, aos organismos aquáticos como as algas, fungos e bactérias, até à vegetação aquática e ribeirinha, invertebrados, peixes, anfíbios e répteis, mamíferos e aves, mas também os processos que decorrem nos rios, as atividades antrópicas que causam fortes alterações na qualidade dos ecossistemas, a monitorização ecológica e a restauração dos rios degradados.

Na sessão de lançamento, incluída também na iniciativa “Noite Europeia dos Investigadores”, estarão ainda presentes o Diretor do MARE, João Carlos Marques; o Diretor da Imprensa da UC e Vice-Reitor para a Cultura e a Ciência Aberta, Delfim Leão; o Diretor do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e Vice-Reitor para a Inovação e Empreendedorismo, Luís Simões Silva; e o Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), António Júlio Veiga Simão.

Cristina Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário