O projeto Caixa Solidária tem crescido dia após dia, um pouco por todo o país. Nascido da simples ideia de colaboração e entreajuda entre cidadãos desde o aparecimento da pandemia, a Caixa Solidária transformou-se, em pouco tempo... em mais de mil e duzentas!
Sendo mais uma, dentre as muitas e muitas ideias criativas que têm aparecido por todo o lado, esta caixa tem como único objetivo, que cada um que assim o entenda, deixe produto alimentares para que as pessoas que deles necessitem, possam ir até lá, buscá-los!
E foi assim que Alexandre Fernandes, um animador sócio-cultural residente na Pena, no Concelho de Cantanhede, tomando conhecimento desta ideia absurdamente simples e, ao mesmo tempo extremamente prática, resolveu agir. O Jornal Mira Online falou com ele, no sentido de conhecer as suas motivações para tal ato.
"Estava em casa em isolamento, quando soube desta ideia" - diz Alexandre - "e, ao tomar conhecimento da notícia achei por bem procurar fazer algo que pudesse resultar".
Tendo contatado a Biblioteca Municipal no sentido de que fosse ali colocada a primeira Caixa Solidária do Concelho, ela foi ali instalada de imediato. Como convém, é um local de fácil acesso, o que contribui sobremaneira para com quem pretende ali colocar algo... ou, retirar. Mas, a pergunta que se impõe é a de que garantias existem de que ela ali permaneça? Alexandre Fernandes responde com um claro tom de satisfação: "Ela foi ali colocada no dia 20 de Abril (faz hoje uma semana) e por lá, ainda está. É sinal de que o civismo está a sobrepor-se a outros interesses e de que as pessoas entenderam a mensagem de necessidade de contribuirmos para com o próximo!".
Destas pequenas-grandes ações nascem as maiores riquezas do ser humano: o amor ao próximo, e a desinteressada solidariedade que contribui para um mundo mais repleto de amor.
Bom seria, se não fossem necessárias tais caixas, pois era um claro sinal de que todos tinham o necessário para viver. Mas, todos sabemos que esta ideia não passa de mera utopia e, assim sendo, o facto de existirem "Alexandres" um pouco por todo o lado, é um sinal extremamente positivo de que a humanidade consegue caminhar em frente.
Esta caixa localiza-se na entrada da Biblioteca Municipal de Cantanhede mas, se outras aparecerem por outros lados do Concelho, serão extremamente úteis para quem delas necessitar.
Que venham mais Caixas Solidárias, então: elas são provas inequívocas do tamanho do coração de um bravo povo lusitano que, contra os canhões, resolveu que é preciso marchar, marchar...
Francisco Ferra / Jornal Mira Online
Foto: Facebook de Alexandre Fernandes