segunda-feira, 27 de abril de 2020

Estarreja | Rede Social está a ativar e a articular todas as formas de apoio às famílias em crise

Toda a ajuda é bem-vinda!
Covid-19: Estarreja pede a empresas que prescindam de funcionários ...
Para além da resposta social institucional, concretizada pela Rede Social desde o início da pandemia, têm surgido ações solidárias da comunidade que o Município enaltece, salientando a necessidade de articulação e congregação de esforços neste momento de emergência social.

O Município de Estarreja apela a todos os cidadãos e em particular aos movimentos de grupos de voluntários e de vizinhos que informem os Serviços de Ação Social da Câmara Municipal de casos de famílias que possam estar em situação de crise, provocada ou agravada pela pandemia COVID-19.

Podem entrar em contacto com a Divisão de Educação e Desenvolvimento Social através do email deds@cm-estarreja.pt ou do telemóvel nº 910433416. 

Só desta forma poderá ser feita uma avaliação técnica e o devido acompanhamento e encaminhamento para os programas de apoio social próprios do Município e/ou das instituições da Rede Social que intervêm na área de residência.

Rede Social no terreno desde o início da pandemia

A declaração de pandemia mundial pela OMS, provocada pelo coronavírus, colocou instituições e população perante situações desafiantes a diversos níveis.

A Rede Social do Município de Estarreja, que tem por objetivo fomentar a solidariedade social, otimizando as diferentes capacidades de resposta, adaptando-as e ajustando-as às circunstâncias do momento, foi ativada desde o início desta pandemia.

Diversas entidades e instituições de âmbito social, educativo e económico uniram esforços e têm garantido a continuidade da prestação de serviços essenciais aos munícipes e o apoio a grupos populacionais mais vulneráveis e de risco, como os idosos, os doentes crónicos e outras pessoas em situação de quarentena profilática e obrigatória, de forma a prevenir e a mitigar o risco da propagação do contágio da COVID-19.

Pertencem a esta rede a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, IPSS, Conferências Vicentinas, Cáritas, Bombeiros, Agrupamentos de Escolas, Entidades de Saúde, Saúde Pública, Forças de Segurança, Associações Culturais e Desportivas, Empresas, entre outros.

Movimentos cívicos nascem para ajudar
A esta ação da Rede Social juntam-se agora diversos movimentos de grupos de voluntários que se têm mobilizado, particularmente, no apoio às famílias que se encontram em situações de maior fragilidade social e precariedade económica.

Estas ações solidárias da sociedade civil devem ser enaltecidas e valorizadas, pois todos somos poucos no combate a este inimigo invisível.

Articulação permite chegar a mais pessoas
Ninguém estava preparado para esta situação que está a originar uma grave crise social e económica que se irá prolongar no tempo. A excecionalidade do momento que vivemos requer, claramente, que sejam reinventadas formas de intervenção social, ativando todos os recursos existentes e todas as formas de apoio à comunidade, criando novos programas de apoio, tendo em conta a situação de emergência social.

Todos os apoios e todas as ajudas são importantes, sejam institucionais ou de movimentos voluntários da sociedade civil, e devem ser concertadas e articuladas para que seja feita uma gestão eficaz e eficiente de todos os recursos e consigamos chegar a todas as pessoas que possam precisar de apoio neste momento excecional.

Continuamos a contar com as ajudas de todos e estamos certos de que juntos teremos uma intervenção mais próxima de todas as necessidades e seremos mais fortes neste combate ao Coronavírus!

Carla Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário