quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Leiria | Dia Mundial do Cinema: Município lança concurso Gentes e Lugares


Município de Leiria assinala o Dia Mundial do Cinema com o lançamento do concurso Gentes e Lugares, no âmbito do programa de educação da Rede Cultura 2027 

O Município de Leiria lança o convite às escolas do concelho para a participação no concurso Gentes e Lugares, no âmbito do programa de educação da Rede Cultura 2027 e em articulação com o projeto Leiria dá um filme que integra o Projeto Educativo Municipal. 

Neste dia mundial do Cinema, as crianças e jovens em contexto escolar são desafiados a realizarem um micro filme que apresente pessoas que os inspirem, num determinado lugar, património do concelho, e com a música que os apaixona. 

O concurso, que abrange as crianças da educação pré-escolar, alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, desenrola-se em três fases, nomeadamente, a fase escolar, a fase municipal e a fase final, a decorrerem entre março e junho de 2021. 

Esta iniciativa, que integra o Programa de Educação da Rede Cultura 2027, pretende promover a cultura e o território junto da população escolar, identificar aquelas que são as pessoas inspiradoras, os nossos “influencers”, e em simultâneo envolver a Escola no processo de candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027. 

As práticas criativas através da imagem e da criação de uma narrativa fílmica respondem igualmente aos objetivos do projeto Leira dá um filme que se traduz num plano de literacia para o cinema, do Projeto Educativo Municipal, destinado ao público infanto-juvenil em parceria com o Plano Nacional de Cinema. Neste contexto, todos os microfilmes produzidos pelas crianças e jovens de Leiria serão integrados numa mostra municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário